Recivil
Blog

Via Justiça aborda registros públicos e união civil de homossexuais

O Via Justiça, programa da TV Assembleia em parceria com a Associação dos Magistrados Mineiros (Amagis), debate nesta semana os registros públicos, abordando três situações específicas e suas consequências: nomes exóticos, homônimos e alteração de nomes de transexuais. No estúdio, os entrevistados são o juiz Fernando Humberto dos Santos, da Vara de Registros Públicos de Belo Horizonte, e o advogado Luiz Fernando Valladão, diretor do Instituto dos Advogados de Minas Gerais.

Os convidados vão discutir também o impasse sobre a união civil entre homossexuais. Recentemente, Executivo e Judiciário registram avanços em relação ao tema. O Superior Tribunal de Justiça abriu precedente ao considerar que o casal homossexual pode adotar criança. Já a Previdência Social reconheceu o direito de companheiros homossexuais à pensão, e eles também são aceitos como dependentes no Imposto de Renda. Porém, o artigo 1.723 do Código Civil de 2002 reconhece como família apenas a união estável entre homem e mulher.

O Via Justiça vai ao ar nesta sexta-feira (29/10/10), às 23 horas; no sábado, às 16h20; no domingo, às 19 horas; e segunda-feira, às 8h30.

 

Fonte: ALMG

Posts relacionados

Cartórios já emitiram mais de 60 mil certidões de nascimento com CPF

Giovanna
10 anos ago

Comissão Gestora dos Recursos da Compensação da Gratuidade tem novo coordenador

Giovanna
8 anos ago

Mulheres sauditas poderão guardar cópia de contrato de casamento

Giovanna
10 anos ago
Sair da versão mobile