Recivil
Blog

Vereadora transexual da Bahia ganha o direito de registar nome social


A vereadora Leo Kret conquistou nos tribunais uma importante vitória que abre um precedente para o público GLBT de Salvador. Desde o último dia 18, conforme sentença do juiz Nelson Cordeiro, a parlamentar passou a ter no registro civil o nome Leo Kret do Brasil de Souza Santos, em substituição ao nome de batismo: Alecsandro.


“Esta é uma grande vitória e evolução, não só para mim, mas para milhares de travestis e transexuais que vivem constrangidas e excluídas de diversos meios devido a esta questão. A partir de agora passo a conviver com tranquilidade e paz com meu nome”, comentou Leo Kret.


A ação de retificação de nome foi iniciada em dezembro de 2008, com o processo nº 2373576-1/2009.


Segundo a advogada Anhamona de Brito, encarregada da ação, o fundamento básico da mudança de nome foi centrado no princípio da dignidade da pessoa humana. Para Renildo Barbosa, presidente da Associação de Defesa e Proteção dos Direitos de Homossexuais (Pro Homo), a decisão deve ser comemorada pelo Movimento LGBT (Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais), demonstrando a evolução e avanços do Judiciário da Bahia.


 


Fonte: IBDFAM


 

Posts relacionados

Uso do nome de casado após separação é opcional

Giovanna
12 anos ago

Justiça em Questão estreia canal na web

Giovanna
12 anos ago

TJAL firma convênio para reduzir registros sem nome do genitor

Giovanna
12 anos ago
Sair da versão mobile