Recivil
Blog

Vara da Infância do Rio de Janeiro inaugura Unidade Interligada para registro civil

A 1ª Vara da Infância, do Adolescente e do Idoso da Capital passa a contar com uma Unidade Interligada de Registro Civil das Pessoas Naturais. A iniciativa busca facilitar a emissão da certidão de nascimento a partir da interligação entre um posto de Registro Civil de Pessoas Naturais (RCPN) ao cartório onde será feito o registro.


O posto será vinculado ao 3º Registro Civil de Pessoas Naturais (RCPN) e foi instalado na última terça-feira, dia 16, nas dependências da Vara da Infância, e funcionará nos dias úteis, no horário de 14h às 18h, na Praça 11 de Junho, 403, no Centro do Rio.


A unidade interligada permitirá que o registro de nascimento seja disponibilizado pela própria vara, facilitando o acesso à certidão, além de agilizar segundas vias do documento, fornecer informações sobre registro de óbito e atender aos casos de sub-registro do projeto da Corregedoria e da Justiça Itinerante.


De acordo com o juiz titular Pedro Henrique Alves, que assumiu a Vara em novembro, a medida vai proporcionar tranquilidade às famílias adotantes, uma vez que, após a sentença deferindo a adoção, elas poderão retirar a nova certidão da criança ou adolescente com mais rapidez, além de otimizar o cumprimento de elevado número de ofícios e mandados judiciais para fins de registros e averbações. O magistrado ressaltou a importância do posto para a agilidade e comodidade dos usuários de serviços judiciais e de registro civil. “Para nos, é um grande passo na prestação de serviço ao jurisdicionado. A Vara da Infância atende muitas pessoas carentes, que não tem sequer o dinheiro da passagem, e que estão em busca de um serviço que pode ser demorado de acordo com o trâmite exigido de cada processo”.


O juiz auxiliar da Corregedoria Geral de Justiça, Sérgio Arruda Fernandes, representando o Corregedor Geral da Justiça, desembargador Valmir de Oliveira Silva, parabenizou aos envolvidos e disse “gostaria de destacar o comprometimento do magistrado que, em tão pouco tempo à frente da Vara de Infância, já visualizou a importante ferramenta que representa a unidade interligada para fins da melhor distribuição da Justiça nessa área tão carente que é da Infância e Juventude.”, disse o juiz, que acrescentou com informações sobre o projeto. “As unidades interligadas no Rio formam um projeto da Corregedoria em parceria com a ARPEN. Hoje são cerca de 40 unidades interligadas no estado com previsão em médio prazo de chegar a 100. As unidades interligadas começam a ser utilizadas não apenas nas maternidades, mas também para outras funções importantes como no Instituto Médico Legal- IML, para fins do imediato registro de óbito, facilitando a identificação e agora em uma Vara da Infância”, explicou.


Na solenidade de inauguração estiveram presentes: o juiz titular Pedro Henrique Alves; o juiz auxiliar da Corregedoria, Sérgio Ricardo de Arruda Fernandes; a juíza coordenadora da Secretaria de Apoio à Comissão de Erradicação do Sub-registro Civil de Nascimento, Raquel Chrispino; a titular do cartório do 3º Registro de RCPN, Ingrid Walter de Souza; os diretores da Diretoria de Fiscalização e Apoio às Serventias Extrajudiciais, Marcelo El-Jaick e José Euclides Guinancio; o chefe do cartório da Vara de Infância, Francisco Carvalho; e o Presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente do município, Danilo Groff Filho.

 

Fonte: TJRJ

Posts relacionados

CNJ entra em campo em favor dos direitos da infância

Giovanna
12 anos ago

Vara de Registros do Acre recebe em um ano 577 pedidos de mudança de nome

Giovanna
12 anos ago

Concurso MG – Edital n° 1/2019 – EJEF convoca candidatos cujas peças práticas foram reavaliadas e estão habitados para se submeterem à prova oral

Giovanna
5 anos ago
Sair da versão mobile