Recivil
Blog

Ultima versão do DOC-ICP 15: requisitos das políticas de assinatura digital

Nesta segunda-feira (26) foi publicada no Diário Oficial da União (DOU) a Instrução Normativa nº 5/2011 que aprova a última versão (3.0) do DOC-ICP 15.03, documento que trata dos requisitos mínimos das políticas de assinatura digital na ICP-Brasil. Segundo o diretor da Infraestrutura de Chaves Públicas do Instituto Nacional de Tecnologia da Informação (ITI), Maurício Coelho, a publicação faz parte das medidas de adequação aos novos padrões criptográficos estabelecidos pelas Resoluções 65 e 68, ambas publicadas no site do ITI.

"A partir do dia 1° de janeiro de 2012 não serão mais emitidos certificados digitais sob as cadeias v0 (descontinuada em novembro de 2011) e v1. Qualquer certificado digital no âmbito da Infraestrutura de Chaves Publicas Brasileira (ICP-Brasil) deverá ser emitido na nova cadeia,a v2. Tais alterações estão previstas desde junho de 2009 nas nomas da ICP-Brasil".

Ainda de acordo com Coelho, qualquer produto com a finalidade de operar a cadeia de certificados digitais ICP-Brasil (cartões, leitoras, tokens e HSM) deverá adotar chaves criptográficas de no mínimo 2048 bytes e família Sha256. Coelho também destacou sobre os padrões adotados na homologação de produtos ICP-Brasil. "Só serão aceitos dispositivos exclusivamente homologados pela ICP-Brasil. Os produtos certificados pelo NIST (National Institute of Standards and Technology) não serão mais aceitos. Esses serão os padrões adotados em 2012", finalizou.

Fonte : Site ITI

Posts relacionados

Filho tem liberados dois terços da herança até fim de ações de reconhecimento de união estável do pai falecido

Giovanna
12 anos ago

Cartórios criam normas de qualidade para padronizar o atendimento aos clientes

Giovanna
12 anos ago

Concurso MG – Edital nº 1/2017 – EJEF retifica o gabarito oficial da Prova Objetiva em razão de erro material

Giovanna
8 anos ago
Sair da versão mobile