Recivil
Blog

Tribunal e OAB questionam lei de cartórios em SC

O Tribunal de Justiça de Santa Catarina e a OAB-SC contestarão lei sancionada na quinta-feira (16/8) pelo governador Luiz Henrique da Silveira (PMDB) que pretende manter as vagas de cerca de cem donos de cartório que estariam em situação irregular.

 

O texto foi aprovado pela Assembléia Legislativa no dia 1º de agosto. Ela foi declarada inconstitucional duas vezes. Segundo o vice-corregedor geral do TJ, José Carlos Volpato, acredita que ela será novamente questionada.

 

O Judiciário catarinense deve entrar com representação no Supremo Tribunal Federal. A norma contraria a lei federal que regulamenta a nomeação dos cartorários. Segundo jurisprudência já firmada no STF, as vagas devem ser preenchidas por concursados.

 

Na terça-feira (14/8), o Conselho Nacional de Justiça também voltou a determinar o afastamento dos donos de cartório em situação irregular, após consulta do Tribunal de Justiça do Mato Grosso do Sul.

 

 

Fonte: Revista Consultor Jurídico, 19.08.07  

Posts relacionados

MPE pede cassação de deputado que registrou promessa de cargo em cartório

Giovanna
12 anos ago

Portaria nº 3.502/CGJ/2014 – Efetiva a implantação definitiva do Selo de Fiscalização Eletrônico em serviços de registro de imóveis de Minas Gerais

Giovanna
11 anos ago

TJBA disponibiliza informações detalhadas sobre cobrança de atos cartorários

Giovanna
12 anos ago
Sair da versão mobile