Recivil
Blog

Tribunal de Justiça/MG não autoriza troca de sexo

Desatendidas as condições exigidas pelo Conselho Regional de Medicina, o pedido referente à alteração de sexo na certidão não pode ser acatado. Com essa consideração, a Oitava Câmara Cível do Tribunal de Justiça aceitou recurso do Ministério Público e indeferiu o pedido de modificação do sexo (de masculino para feminino) no registro civil de G.P.V, de Resplendor. No entanto, foi mantida a determinação de 1ª Instância para alteração do nome, que passou a ser L.P.V.

O Ministério Público solicitou a reforma da sentença alegando a impossibilidade de alteração da definição do sexo no registro civil, uma vez que o procedimento cirúrgico não acarreta mudança de sexo, mas somente a adequação do transexual ao sexo psicológico. G.P.V. submeteu-se à cirurgia de transgenitalização para mudança de sexo de masculino para o feminino extirpando os órgãos genitais.

O Conselho Regional de Medicina autoriza a cirurgia se preenchidas as condições contidas na Resolução nº 1652, de 2002. Entretanto, o relator do processo, desembargador Roney Oliveira, considerou desnecessário adentrar nas questões que envolvem a matéria, já que G.P.V. não seguiu os trâmites exigidos na resolução, uma vez que ele realizou a cirurgia no exterior. “Não comprovando que sua cirurgia tenha sido realizada em conformidade com a legislação brasileira sobre o tema, impossível analisar o pedido”, concluiu.

O desembargador Silas Vieira acrescentou que “levando em consideração que o registro de nascimento deve conter a realidade, não considero possível a retificação do sexo no registro civil, isso por que, apesar da cirurgia, G.P.V. ainda é, geneticamente, do sexo masculino”. Votou de acordo, ainda, o desembargador Fernando Bráulio.

Posts relacionados

Mais de 400 registros de nascimentos foram emitidos em Roraima pelo Projeto Existir em 2011

Giovanna
12 anos ago

TJSP realiza Workshop sobre documentos eletrônicos no Judiciário brasileiro

Giovanna
12 anos ago

Problema em emissão de cartões com chip prejudica implantação do Registro de Identidade Civil

Giovanna
12 anos ago
Sair da versão mobile