Recivil
Blog

Tribunal de Justiça do Amazonas lança selo para evitar fraudes em cartórios

MANAUS – Para acabar com as fraudes no sistema cartorial e de registros, foi lançado ontem, no auditório do Palácio da Justiça Desembargador Arnoldo Péres, o Selo de Fiscalização e Controle do Tribunal de Justiça do Amazonas (TJA), confeccionado pelo American Bank Note.

“Com essa medida as chances de fraudes nos cartórios da capital e do interior são praticamente nulas. Os serviços da Justiça vão ganhar mais confiabilidade a partir de agora, facilitando a fiscalização da Corregedoria e beneficiando diretamente a vida dos jurisdicionados”, disse o juiz Cezar Bandeira, coordenador do projeto implementado pelo desembargador-presidente Arnaldo Carpinteiro Péres.

A empresa que está confeccionando o Selo de Fiscalização e Controle é a mesma que produz a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e cédulas para aproximadamente 100 países.

Fiscalização Rigorosa

Atualmente o sistema de registro de nascimentos e óbitos, por exemplo, oferece brechas para falsificadores desses documentos. Com a implantação do selo, a fiscalização será mais rigorosa, pois, a Corregedoria de Justiça vai ter controle total dos atos praticados pelos cartórios e registradores.

As comarcas da capital e do interior começam a operar com o selo a partir da primeira quinzena de abril. Serviços como o Registro de Nascimento, Certidão de Óbito, Procuração, Reconhecimento de Firma terão que, obrigatoriamente, contar com o Selo de Fiscalização e Controle. “Uma das vantagens é que esse projeto não vai onerar a vida de quem precisa da Justiça”, salientou Bandeira, acrescentando que serão ao todo oito tipos de selos.

 



Fonte: Portal Amazônia – AM

Posts relacionados

Usuários reclamam da falta de estrutura nos cartórios do Piauí

Giovanna
12 anos ago

CNJ divulga enunciado sobre nepotismo nas serventias extrajudiciais

Giovanna
12 anos ago

Recivil participa do Dia da Construção Social em Minas Gerais

Giovanna
12 anos ago
Sair da versão mobile