Recivil
Blog

Tribunal da Austrália revoga legalização do casamento gay

SYDNEY, 12 Dez (Reuters) – A lua-de-mel foi curta para os casais homossexuais da Austrália que se casaram nos últimos cinco dias, antes da revogação nesta quinta-feira pela Alta Corte da lei que autorizava o matrimônio entre pessoas do mesmo sexo, anulando as cerimônias realizadas desde sábado.

"Isso é devastador para os casais que se casaram nesta semana e para suas famílias", disse em nota Rodney Croome, diretor da entidade Igualdade do Casamento Australiano.

Cerca de 20 casais homossexuais disseram o "sim" desde 7 de dezembro, quando entrou em vigor a lei sobre o casamento entre pessoas do mesmo sexo. As primeiras cerimônias foram realizadas um minuto depois da meia-noite.

"Não quero me descasar nesta tarde", disse o recém-casado Ivan Hinton à imprensa local em frente à Alta Corte, em Canberra.

O governo conservador da Austrália recorreu à Alta Corte contra a lei, alegando que contradiz a legislação federal. Na quinta-feira, a corte acatou o recurso e invalidou por unanimidade a lei.

Segundo o tribunal, o assunto precisa ser tratado pelo Parlamento. Projetos que legalizariam o casamento homossexual já foram rejeitados em setembro de 2012 pelos parlamentares.

"Esta é apenas uma derrota temporária", disse Croome. "O que é bem mais importante é que a lei (que foi revogada) facilitou o casamento homossexual em solo australiano e mostrou à nação que o amor e o compromisso dos casais homossexuais", afirmou.

Outros países onde o casamento homossexual é legalizado incluem Canadá, Espanha, Suécia e Nova Zelândia, que se tornou em abril o primeiro país da região da Ásia-Pacífico a legalizar o casamento entre pessoas do mesmo sexo.


Fonte: Reuters Brasil
 
 
 

Posts relacionados

Juiz explica direitos dos homossexuais

Giovanna
12 anos ago

Projeto altera regras para registro de filhos nascidos fora do casamento

Giovanna
11 anos ago

Primeiro casamento homoafetivo realizado por juiz de direito no estado do Amazonas após resolução do CNJ

Giovanna
12 anos ago
Sair da versão mobile