Recivil
Blog

Tribunal Constitucional da Espanha reconhece união gay

O Tribunal Constitucional da Espanha reconheceu, nesta terça-feira (6/11), a constitucionalidade da lei que autorizou o casamento homossexual no país. A Lei 13/2005 alterou o Código Civil espanhol para dizer que terão os mesmo requisitos e efeitos os casamentos entre pessoas do mesmo sexo ou de sexos diferentes.

Em vigor desde julho de 2005, a lei já permitiu que 22 mil casais oficializassem a união, de acordo com o jornal El País. Oito dos 12 ministros da corte votaram pela constitucionalidade da norma. O ministro Francisco Hernando Santiago se absteve de votar porque quando foi presidente do Conselho Geral do Poder Judiciário assinou parecer radicalmente contrário ao Projeto de Lei a favor do casamento gay.

A modificação no artigo 44 do Código Civil espanhol foi feita durante o governo do socialista José Luis Rodriguez Zapatero. A ação foi levada ao Tribunal Constitucional pelo Partido Popular (PP), legenda do atual presidente da Espanha, Mariano Rajoy.

Para o PP, a lei contraria sete artigos da Constituição do país, especialmente o artigo 32. Este artigo diz que “o homem e a mulher têm direito de contrair matrimônio com plena igualdade jurídica”. Na ação, o partido também chegou a afirmar que uniões homossexuais violam interesses das crianças, já que o “ambiente natural” seria o da união entre homem e mulher. A autorização, de acordo com os populistas, só poderia ser feita por meio de emenda à Constituição, e não pode meio do Código Civil.

 

Fonte: Conjur

 

 

Posts relacionados

Câmara Legislativa do DF promulga lei que determina doação de uma planta por nascimento

Giovanna
12 anos ago

Estado do Rio ganha 1º Comitê Gestor Municipal de Políticas de Erradicação do Sub-registro Civil de Nascimento

Giovanna
12 anos ago

Pedido de vista suspende julgamento de partilha de bens em relação de concubinato

Giovanna
12 anos ago
Sair da versão mobile