Recivil
Blog

Tribunal argentino reconhece direito a igualdade no casamento

A decisão da Juíza Gabriela Seijas é clara: os dois homens que iniciaram o processo jurídico têm o direito de se casarem se assim o desejarem.

A decisão do Tribunal de 1ª Instância da Cidade de Buenos Aires foi tomada no dia 10 e ordena ao Registo Civil que “celebre o casamento dos requerentes, se eles assim o desejarem”. A sentença refere também o “amor e admiração mútua” que existem entre Alex Freyre e José María Di Bello assim como uma extensa lista de jurisprudência em que se baseou para tomar a decisão em causa.

Entretanto Mauricio Macri, o Chefe do Governo de Buenos Aires já divulgou na sua página do Facebook que não irá recorrer da decisão. “Tive um debate interno importante, baseado na minha formação histórica e nos melhores costumes e nos melhores direitos para a sociedade”, reforçando que a decisão “é um passo muito importante” e que “temos de aprender a viver em liberdade sem prejudicar os direitos de outros”. Macri também faz referência ao debate do divórcio há uns anos atrás e de como a questão é vista como normal hoje em dia.

Entretanto a lei que poderia dar o mesmo direito para todos os casais homossexuais no país, continua parada no Congresso enfrentando sucessivas barreiras burocráticas. No entanto é possível que a lei seja apresentada à Câmara dos Deputados ainda este mês.


 


Fonte: IBDFAM


 

Posts relacionados

Testamento vital em questão

Giovanna
12 anos ago

Informações sobre o VI Congresso Estadual dos Registradores Civis de MG

Giovanna
12 anos ago

Filha só descoberta após 30 anos não pode reclamar de abandono afetivo

Giovanna
12 anos ago
Sair da versão mobile