Recivil
Blog

Transformação e Liderança: A História do Cartório do Barreiro sob a Gestão de Letícia Maculan

Em 1º de agosto de 2007, após aprovação em Concurso Público para Outorga de Delegação, a pós-graduada e mestre em Direito Público, Letícia Franco Maculan Assumpção, assumiu a titularidade do único cartório do distrito do Barreiro, hoje intitulado Ofício de Registro Civil das Pessoas Naturais, Interdições e Tutelas e Tabelionato de Notas do Distrito do Barreiro. Esse título foi recentemente conquistado por decisão do corregedor-geral de Justiça, Desembargador Estevão Lucchesi de Carvalho.

Ao longo desses 17 anos à frente do Cartório do Barreiro, Letícia Maculan, com o apoio de seu marido, o oficial substituto André Maculan, transformou a serventia, que funcionava em uma pequena salinha de 110 m² com oito funcionários, em um dos maiores cartórios do estado de Minas Gerais, com 50 prepostos, incluindo a oficial, três oficiais substitutos, 16 escreventes, além de outros membros da equipe, sete estagiários e aprendizes. O cartório, hoje, funciona em um ambiente de 1000 m², além de uma sala especial para casamentos com capacidade para 35 pessoas sentadas e 50 de pé, localizado dentro do Via Shopping Barreiro.

A trajetória de Letícia é longa. Antes de assumir a serventia, ela fez uma espécie de treinamento no Ofício do 2º Registro Civil das Pessoas Naturais de Belo Horizonte, com Maria Cândida Faggion. “Sou eternamente grata a essa mulher espetacular, que continua participando ativamente das nossas discussões sobre inovações e melhorias no registro civil. Apesar de não sermos parentes de sangue, Maria Cândida é um exemplo tão grande que lhe dei o apelido de ‘mamãe’, por ter me ensinado os primeiros passos na carreira”, explica Maculan.

Entre os desafios enfrentados ao longo de quase duas décadas, Letícia Maculan cita o período da pandemia. “Disparou o número de óbitos e inventários dentro do Cartório do Barreiro. Era muito triste. Às vezes, eram vários óbitos da mesma família. Nessa época, fizemos mudanças na estrutura da serventia e implementamos definitivamente a divisão entre atendente e público, com barreiras de vidro. Também fomos os primeiros do estado a fazer casamentos on-line. Tivemos que nos adaptar”.

Colaboradoras mais antigas

Antes mesmo de Letícia Maculan assumir a serventia, uma funcionária dedicada ao trabalho de Registro Civil das Pessoas Naturais já se empenhava no cartório e permanece lá até hoje. Maria Lúcia Ferreira Passos, que hoje é escrevente de Cartório.

Maria Lúcia diz que só tem a agradecer pelo espaço e pela confiança. “Hoje, com 17 anos de cartório, só tenho a agradecer por poder fazer parte dessa equipe. Comecei trabalhando no caixa e atendendo telefone e, de lá para cá, com o acompanhamento da Dra. Letícia e do Dr. André, ao perceberem meu desempenho, me nomearam escrevente. Agora é vestir a camisa!”, comemora.

Outro exemplo de crescimento profissional é o de Raquel Faria Lopes, que começou na pequena sala de 110 m² com a função de serviços de rua e hoje é oficial substituta. Raquel, que está ausente por conta da licença-maternidade de seu segundo filho, também é palestrante e viaja por todo o estado ministrando cursos para oficiais de RCPN, a convite do Sindicato dos Oficiais de Registro Civil de Minas Gerais – Recivil.

Atendimento do Cartório

Sendo o único cartório de Registro Civil e Tabelionato de Notas do Barreiro, a serventia apresenta grande fluxo de pessoas por dia, com uma média de aproximadamente 25 mil atos pagos e gratuitos, simples e complexos, por mês. Além disso, o cartório é responsável pelo atendimento na Unidade Interligada do Hospital Júlia Kubitschek. Somente em junho, foram 84 registros de nascimento, sendo oito para outros cartórios. A serventia também recebeu 22 solicitações de registro vindas de outras Unidades Interligadas.

A oficial e tabeliã do Barreiro

Letícia Maculan é graduada em Direito pela Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG (1991), pós-graduada e mestre em Direito Público, foi procuradora do Município de Belo Horizonte e procuradora da Fazenda Nacional.

Aprovada em concurso, desde 1º de agosto de 2007, é Oficial do Cartório de Registro Civil e Tabelionato de Notas do Distrito de Barreiro, em Belo Horizonte.

Autora de diversos artigos na área de Direito Tributário, Direito Administrativo, Direito Civil e Direito Notarial, publicados em revistas jurídicas, Letícia Maculan, além de suas inúmeras atribuições no cartório, também administra o tempo para ministrar palestras por todo o Brasil. O “Café com Letícia”, toda segunda-feira de 7:04 às 8:04 pelo seu perfil no Instagram, já é sucesso entre registradores, profissionais de cartórios e público em geral. Hoje, seu perfil conta com mais de 32 mil seguidores.

Outro trabalho desenvolvido por Letícia é o treinamento para cartórios, chamado Cartório Escola, que treina seus funcionários e demais interessados de forma on-line, toda sexta-feira.

Casada com André Maculan, Letícia é mãe de duas filhas e tem em seu extenso currículo uma infinidade de livros como autora ou colaboradora. Maculan é diretora tesoureira e de Comunicação do Recivil, diretora do Indic, professora de pós-graduação, diretora do Regularize e palestrante.

Serviço:

Cartório: Registro Civil das Pessoas Naturais, Interdições e Tutelas e Tabelionato de Notas do Distrito do Barreiro

Endereço: Via Shopping Barreiro – Av. Afonso Vaz de Melo, 465 – Loja 2002 – Barreiro

Horário de Funcionamento: segunda a sexta-feira, de 8h30 às 17h.

                                                   Sábado: 8h às 12h.

Regime de plantão aos domingos e feriados para óbitos e nascimentos.

Telefone: (31) 3500-8800

Site: cartoriodobarreiro.com.br

Fonte: Equipe de Comunicação do Recivil

Posts relacionados

Mais de 1.500 candidatos são classificados para a segunda fase do concurso dos Cartórios Extrajudiciais da Paraíba

Giovanna
12 anos ago

Anulação de registro só poderá ser feita se comprovado erro ou falsidade

Giovanna
12 anos ago

Uso do nome de casado após separação é opcional

Giovanna
12 anos ago
Sair da versão mobile