Recivil
Blog

TJSP autoriza retificação de sexo em registro civil sem necessidade de cirurgia

A 10ª câmara de Direito Privado do TJ/SP determinou a alteração de sexo, no registro civil, sem a necessidade de realização de cirurgia de redesignação sexual, ao dar provimento a recurso de transexual que, apesar de nascido com o sexo biológico feminino, identifica-se psicológica e socialmente com o masculino. A alteração será feita mediante averbação à margem do documento, atestando ser oriunda de decisão judicial.

 

O apelante alega ser transexual desde a infância, identificando-se como pertencente ao gênero masculino. Possui laudo psicológico elaborado pelo Ambulatório de Saúde Integral para Travestis e Transexuais da Secretaria da Saúde do Estado de São Paulo que atesta transtorno de identidade sexual. Parentes e amigos confirmam sua identificação social como homem.

 

Ele argumenta que, sem a retificação do sexo, continuará a sofrer discriminação devido à disparidade entre sua imagem social e seus documentos.

 

Para o relator, desembargador J.B. Paula Lima, é incabível a vinculação da retificação do sexo à realização de cirurgia de transgenitalização, pois tal fato posterga o exercício do direito à identidade pessoal, tira do apelante a prerrogativa de adequar o registro do sexo civil à sua condição psicossocial e viola o princípio constitucional da dignidade da pessoa humana.


"Diante de tais circunstâncias, o acolhimento do pedido é medida que se impõe, havendo motivo suficiente para autorizar a retificação do sexo civil".

 

Os desembargadores João Carlos Saletti e Araldo Telles acompanharam o voto do relator.

 


Fonte: TJ SP

 

 

Posts relacionados

Proposta garante primeira via gratuita para documento de identidade único

Giovanna
12 anos ago

Parceria possibilita consulta de atos notariais pela internet

Giovanna
12 anos ago

Comissão de Direitos Humanos vai discutir processo de adoção

Giovanna
12 anos ago
Sair da versão mobile