Recivil
Blog

TJSC desenvolve ferramenta para fornecimento das informações dos óbitos lavrados no estado

O Tribunal de Justiça, através da Corregedoria-Geral da Justiça e da Diretoria de Tecnologia da Informação, desenvolveu uma ferramenta tecnológica de fornecimento das informações dos óbitos lavrados em Santa Catarina. Esta iniciativa viabilizou a ampliação da parceria do Judiciário com a Secretaria de Segurança Pública (SSP/SC). Estes dados são obtidos a partir do projeto do Selo Digital, por meio do qual as informações de todos os atos extrajudiciais praticados no Estado, são enviados ao Tribunal de Justiça e exibidos para consulta pública pelos interessados.

 

O objetivo é de que, a partir da próxima semana, o envio de informações seja diário, de modo a manter o cadastro da SSP/SC sempre atualizado com as informações de óbitos lavrados em Santa Catarina. A iniciativa permitirá, inicialmente, controlar os mandados de prisão e os feitos policiais que têm como interessados pessoas porventura já falecidas. Sem essa informação, mandados de prisão e inquéritos policiais ficam em aberto, aguardando uma solução, com gasto de energia e recursos públicos.

 

Trata-se de mais uma iniciativa que visa racionalizar a aplicação dos recursos públicos, por meio da interoperabilidade entre os sistema do TJSC e os do poder executivo estadual, no âmbito do Sistema do Selo Digital. Esta, aliás, tem sido a tônica da atual gestão, que é a de firmar parcerias com os demais órgãos públicos para propiciar o intercâmbio de informações úteis para a administração pública de um modo geral.

 

O sistema, desenvolvido pela Corregedoria-Geral da Justiça e pela Diretoria de Tecnologia da Informação, já se encontra em operação desde o mês de agosto de 2014. No primeiro carregamento de dados, realizado com sucesso na última semana, foram transmitidas informações de 207.967 certidões de óbito lavradas por serventias extrajudiciais catarinenses desde a implantação do Selo Digital, ocorrida em junho de 2011.

 

Fonte: TJSC

 

 

Posts relacionados

Recivil determina etapas do processo seletivo para novos instrutores dos Cursos de Qualificação

Giovanna
12 anos ago

Comissão Gestora define os valores da compensação dos atos gratuitos praticados no mês de outubro de 2017

Giovanna
8 anos ago

Desentendimento entre cartório e prefeitura adia casamento comunitário

Giovanna
12 anos ago
Sair da versão mobile