Recivil
Blog

TJSC: Atos de reg. civil de brasileiros que vivem no exterior serão uniformizados

Aconteceu durante a manhã da última sexta-feira (11/11) o painel “Registro de filhos de brasileiros nascidos no exterior e a necessidade de uniformização de procedimento”, que faz parte do 3º Simpósio de Direito Notarial e Registral de Santa Catarina, promovido pela Academia Judicial em conjunto com a Corregedoria-Geral da Justiça catarinense.

Integraram a mesa de trabalho, como palestrantes, os juízes do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) Marcelo Martins Berthe e Antônio Carlos Alves Braga Júnior, bem como a juíza catarinense Quitéria Tamanini Vieira Peres, coordenadora do painel, e a cartorária Maria Goretti dos Santos Alcântara, como convidada.

Marcelo Martins salientou a dificuldade por que passam brasileiros e instituições consulares para atender cidadãos que precisam registrar atos da vida civil (nascimentos, casamentos, óbitos) quando acontecem fora do Brasil, já que cada um dos 26 estados brasileiros, bem como o Distrito Federal, têm procedimentos diferenciados para fazê-los em relação às pessoas que têm origem em cada uma das unidades da Federação brasileira. A etapa posterior de transcrição dos diversos tipos de assentos no Brasil estará igualmente uniformizada.

O magistrado Antônio Carlos, por sua vez, disse que a intenção do CNJ é padronizar todo o procedimento e repassar a orientação às corregedorias da Justiça que, de seu turno, a passarão aos cartórios de registro civil, assim como a todos os consulados que existem no exterior. Dessa forma, tais órgãos portarão, definitivamente, uma única base procedimental para atender os conterrâneos que os procurarem para esse fim, “facilitando não só o trabalho das casas consulares, mas garantindo os direitos civis e a cidadania plena desta parcela da sociedade brasileira”.

Fonte: Site do TJSC

Posts relacionados

Uberaba teve aumento de casamentos em 2022, aponta Registro Civil
Foram registrados 1.324 casamentos no ano passado, 7,38% a mais do que em 2021

Giovanna
3 anos ago

Concurso MG – Edital n° 01/2014 – EJEF publica a decisão sobre o deferimento ou indeferimento dos recursos interpostos contra o indeferimento do pedido de isenção do valor da inscrição

Giovanna
11 anos ago

Das 85 vagas abertas para concurso do cartório do MS, 73 estão sub judice

Giovanna
11 anos ago
Sair da versão mobile