Recivil
Blog

TJRJ realiza a maior cerimônia civil de casamento homoafetivo do mundo

O Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro realizou, na tarde deste domingo, 8 de dezembro, Dia da Justiça e da Família, a maior cerimônia civil de casamento homoafetivo do mundo. Ao todo, 130 casais tiveram oficialmente reconhecidas suas uniões estáveis. Esta foi a terceira celebração homoafetiva realizada no TJRJ.

"Hoje estamos aqui celebrando o amor e a vitória do afeto. Assim como toda forma de amor vale a pena, toda forma de luta também vale a pena", afirmou a desembargadora Cristina Gaulia, coordenadora da Comissão de Articulação de Projetos Especiais para Promoção à Justiça e Cidadania (Coape). A magistrada lembrou que o local de realização da cerimônia, o Auditório Antonio Carlos Amorim, da Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro, é onde os juízes encontram-se para capacitação a fim de fazer valer uma Justiça cada vez mais inclusiva. "Uma Justiça que se cumpra e um Direito que nos respeite", disse a desembargadora, citando o escritor português José Saramago.

O desembargador Claudio Dell’Orto, padrinho simbólico dos casais junto com sua esposa, Cristina, disse sentir-se orgulhoso por participar da celebração e lembrou que a sociedade como um todo vive um momento especial. "Estamos percebendo que precisamos de um Direito comprometido com a dignidade da pessoa humana. Hoje é o marco simbólico da concretização de princípios constitucionais. É muito fácil textualizar a idéia; colocar em prática, no dia a dia das pessoas, é o nosso desafio. Afinal, o amor é o grande dom que recebemos. E o Judiciário, nada mais é, neste caso, do que o itinerário para a felicidade".

A mesa da solenidade foi formada pelas juízas celebrantes Rachel de Oliveira e Rachel Santos Pereira Chrispino; pelo superintendente do Programa Rio Sem Homofobia, Claudio Nascimento; pela representante do Núcleo de Defesa dos Direitos Homoafetivos da Defensoria Pública do Estado do Rio de Janeiro, Elisa Cruz; pela diretora do Departamento de Sustentabilidade do TJRJ, Rosiléia Di Masi Palheiro; e pelos atores David Pinheiro e Fabiana Schunk, do elenco da TV Globo.

A cerimônia começou às 15h com a apresentação do coral do maestro Wellington Ferreira e com a execução do Hino Nacional pela cantora e atriz transformista Jane Di Castro. O público presente, estimado em 1.200 pessoas, se emocionou com "Emoções", de Roberto Carlos, "La Vie em Rose", de Edith Piaf, e " Amor I Love You", de Marisa Monte.

Entre os casais participantes estavam Sidinei Inácio Nunes, cabeleireiro, 52 anos, e Marcus Vinicius Souza de Jesus, enfermeiro, 39 anos, que vivem juntos há dois anos e, com o passar do tempo, foram amadurecendo a idéia da união civil. "Fui eu quem pediu a mão dele em casamento. Acho que este é um momento histórico, inesquecível. Uma idéia brilhante. Agora temos os mesmos direitos dos casais heterossexuais. E, assim, nós vamos indo à luta, sempre", enfatizou Marcus Vinícius.

Emanuela Rosa Teixeira, autônoma, de 28 anos, e Romilda Santiago, comerciante, de 41, conheceram-se há seis anos e, desde então, vivem juntas. Com dois filhos de uma relação anterior, uma menina de 12 anos e um menino de 10, Emanuela disse que a importância do casamento é o reconhecimento da sociedade. "O casamento é o primeiro passo para vivermos sem preconceito. Aos poucos, vamos vencer, ter uma vida melhor, mais digna", afirmou.

A iniciativa do evento é fruto da parceria entre o Poder Judiciário fluminense, através do Departamento de Promoção da Sustentabilidade; o Governo do Estado do Rio, através do Programa Rio Sem Homofobia, da Secretaria Estadual de Assistência Social e Direitos Humanos; a Defensoria Pública do Estado do Rio de Janeiro, através do Núcleo de Defesa da Diversidade Sexual e Direitos Homoafetivos; e a Associação dos Registradores de Pessoas Naturais do Estado do Rio de Janeiro .


Fonte: TJRJ
 
 
 
 

Posts relacionados

Concurso para trocas em 198 cartórios catarinenses

Giovanna
12 anos ago

Documento estrangeiro deve ser reconhecido por autoridade consular para produzir efeitos no Brasil

Giovanna
11 anos ago

Uberlândia recebe curso do Cartosoft

Giovanna
12 anos ago
Sair da versão mobile