Recivil
Blog

TJPE celebra convênio para conservar registros de casamento de mais de 100 anos

O Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE) e a Sociedade Genealógica de Utah (Estados Unidos) celebraram convênio que permitirá a digitalização dos acervos do 1º, 2º, 3º e 4º Cartórios de Casamento da Capital e do Memorial da Justiça, nesta segunda-feira, 6. O contrato foi assinado pelo presidente do TJPE, desembargador Jones Figueirêdo, e o gerente regional da Sociedade na América Latina, Mário Luiz de Souza da Silva, no gabinete da Presidência.

“Além da economia ao erário, a digitalização será um serviço público de muita relevância, pois os documentos antigos são suscetíveis de deterioração e mantê-los acarretava também despesas à Justiça”, pontuou o assessor especial da Presidência, juiz Jorge Américo.

De acordo com o convênio 003/2008, todo o processo será gratuito, o que acarretará uma economia de R$ 2,4 milhões ao Poder Judiciário – segundo cálculo da Coordenadoria de Planejamento e Gestão Estratégica (Coplan). Porém, caberá ao Tribunal de Justiça possibilitar o acesso aos documentos e todo o espaço físico necessário e adequado para a atuação dos pesquisadores, técnicos e equipamentos de digitalização da Sociedade in loco.

Origens – A proposta alcançará os documentos referentes à genealogia da população recifense (filiação, casamentos e demais atos civis), registrado no período de 1859 a 1950, arquivados nos cartórios da cidade. O contrato determina que serão também digitalizados inventários e testamentos até o ano de 1908, sob a guarda do Memorial da Justiça. O acervo do primeiro período de pesquisa representa mais da metade do total de registros existentes nos cartórios.

 

Fonte: TJPE

Posts relacionados

Deputado defende medidas para desburocratizar adoções

Giovanna
12 anos ago

Rejeitada reclamação contra abertura de concurso para cartório em SP

Giovanna
12 anos ago

Desentendimentos atrasam instalações

Giovanna
12 anos ago
Sair da versão mobile