Recivil
Blog

TJMS – Vagas de cartórios extrajudiciais será discutida em audiência pública

A Corregedoria-Geral de Justiça realiza amanhã (12), a partir das 8h30, no plenário do Tribunal Pleno, uma audiência pública para estabelecer critérios de desempate para outorga de unidades extrajudiciais. Na audiência deve-se discutir também quais vagas serão reservadas a portadores de necessidades especiais.

Para o Corregedor-Geral de Justiça, Des. Josué de Oliveira, que é presidente da comissão do III Concurso Público de Ingresso e Remoção ao Exercício nas Atividades Notariais e de Registros em MS, esta foi a maneira de resolver as questões, apresentadas durante o processo, de modo transparente, pois permite que a sociedade presencie e participe.

A audiência foi designada em razão do empate nas datas de criação e vacância de algumas serventias, além da necessidade de se definir critério para as vagas reservadas aos candidatos portadores de necessidades especiais.

O diretor da Secretaria da Corregedoria-Geral de Justiça, Ary da Cruz Vieira, lembra que a lei prevê como critério de desempate apenas a data da criação, quando houver identidade da data de vacância. Havendo igualdade em ambas as datas, não há previsão legal para o desempate. Esta é a primeira vez que isto acontece em Mato Grosso do Sul, embora seja o terceiro concurso realizado para preenchimento de vagas em cartórios extrajudiciais.

“O objetivo é a transparência. Serão definidos, mediante sorteio, o critério de outorga das delegações do 3º Serviço Notarial, do 3º Tabelionato de Protesto de Títulos, do 7º Serviço Notarial e do Serviço de Registro de Imóveis da 2ª Circunscrição. São 41 vagas para ingresso e ao final saberemos quais serão as duas unidades a serem providas pelos candidados portadores de deficiência”, disse ele.

Foram convidados para participar das discussões o Governador do Estado, o Procurador-Geral de Justiça, o Presidente da OAB/MS, o Presidente da Anoreg/MS, além de outras autoridades.

 

Fonte: TJMS

Leia mais:

CGJ-MS promove audiência pública sobre vagas de cartórios extrajudiciais

TJMS adia prova de concurso para delegatários de cartórios

TJMS – Publicado edital de concurso para remoção de delegatários

TJMS – Sai edital de concurso para delegatários de cartórios extrajudiciais

 

Posts relacionados

Ibdfam lança Tratado de Direito das Famílias

Giovanna
10 anos ago

Cartorário de Santa Catarina perde delegação por irregularidades

Giovanna
12 anos ago

Registro Civil e desjudicialização será um dos eixos abordados no Conarci 2021

Giovanna
4 anos ago
Sair da versão mobile