Recivil
Blog

TJMG realiza dia do Registro de Nascimento

Dando continuidade ao chamado plano nacional para o registro civil das pessoas naturais, de 17 a 21 de novembro, o Tribunal de Justiça de Minas Gerais, em parceria com outros órgãos, promove a “Semana Nacional de Mobilização pelo Registro Civil de Nascimento”. Participam o Conselho Nacional de Justiça, os cartórios Extra-Judiciais de Registro Civil de Pessoas Naturais, o Ministério da Justiça, através da Secretaria de Reforma do Judiciário, e a Presidência da República, através da Secretaria Especial de Direitos Humanos.

A campanha tem por objetivo garantir a certidão de nascimento às crianças e aos adultos que ainda não possuem o documento essencial para o exercício da cidadania. Como o registro e a certidão de nascimento, as pessoas passam a ser reconhecidas socialmente, podendo receber, entre outras, vacinas, matricular-se em escolas e retirar outros documentos.

Durante a Semana pelo Registro Civil, juízes e registradores estarão mobilizados para garantir a certidão de nascimento a toda pessoa ainda não registrada. Segundo o artigo 46, da Lei nº 6.015/73, com as alterações apresentadas pela Lei 11.790, de 2 de outubro de 2008, o “registro tardio deverá ser requerido no lugar de residência do interessado, bastando para tanto que o requerimento seja assinado por duas testemunhas”.

Uberlândia

Em Uberlândia, a abertura da Semana do Registro Civil será no dia 17 de novembro, às 9h, no Cartório de Registro Civil, rua Felisberto Carrijo, 740, bairro Fundinho. Para falar sobre a Semana, o Juiz Diretor do Foro, Joemilson Donizetti Lopes concede uma entrevista coletiva à imprensa na quinta-feira, dia 23 de outubro, às 9h, no Gabinete da 2ª. Vara Criminal.

 

Fonte: TJMG

Posts relacionados

Sistema por SMS ajuda país africano a registrar os recém-nascidos

Giovanna
10 anos ago

Arpen-Brasil divulga Programação Oficial do XV Congresso Nacional do Registro Civil

Giovanna
12 anos ago

Jurisprudência mineira – Família – Ação exoneratória de alimentos – Diminuição na capacidade financeira do alimentante

Giovanna
12 anos ago
Sair da versão mobile