Recivil
Blog

TJMG instala comarca e inaugura fórum em Jaíba (MG)

O presidente do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), desembargador Nelson Missias de Morais, conduz nesta sexta-feira (17/01) solenidade de instalação da Comarca de Jaíba e de inauguração do Fórum Doutor Thomaz Fernandes dos Anjos na cidade. A 3ª vice-presidente do TJMG, desembargadora Mariangela Meyer, apresenta à comunidade o Centro Judiciário de Solução de Conflitos (Cejusc).

A cerimônia oficial será às 14h na Avenida João Antônio de Oliveira, 400, endereço do fórum a ser inaugurado.

O juiz Paulo Victor de França Albuquerque responderá pela Comarca de Jaíba.  Ele terá o apoio dos juízes cooperadores Frederico Vasconcelos de Carvalho e Eliseu Silva Leite.

Instalada a comarca, ficam automaticamente criados os serviços notariais e de registro, 1º e 2º Tabelionato de Notas; Registro de Imóveis; Tabelionato de Protestos de Títulos e Registro de Títulos e Documentos e Civil das Pessoas Jurídicas de Jaíba.

Manga

A Comarca de Jaíba será classificada como de primeira entrância. Efetivada a instalação, poderá haver alteração na estrutura da Comarca de Manga, desde que ocorra alteração legislativa e se concretize a vacância da 2ª Vara Criminal e de Execuções Penais. Processos oriundos de Manga também foram desmembrados e direcionados para a nova comarca.

Números

A distância entre Jaíba e Manga é de 77 quilômetros e, no percurso entre as duas cidades, há um rio que só pode ser atravessado de balsa. Com o novo fórum, o deslocamento de moradores de Jaíba para Manga não será necessário, facilitando bastante o trâmite processual.

Entre 2000 e 2010, a população de Jaíba cresceu a uma taxa média anual de 2,10%, enquanto no Brasil a taxa foi de 1,17%, no mesmo período. Nessa década, a taxa de urbanização do município passou de 48,18% para 52,51%. Em 2010 viviam no município 33.587 pessoas, segundo o site Atlas Brasil.

A última estimativa divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geogragia e Estatística (IBGE), em 2018, é de 33.413 habitantes em Jaíba.

Cejusc

O Cejusc de Jaíba funcionará no mesmo endereço do fórum. A unidade concentrará audiências e sessões processuais e pré-processuais de conciliação e mediação. No centro também vai funcionar o serviço de atendimento e orientação ao cidadão. O objetivo do Cejusc é promover a solução dos conflitos por meio do diálogo entre as partes.

Serviço

Instalação da comarca e inauguração do fórum Doutor Thomaz Fernandes dos Anjos da comarca de Jaíba
Data: 17 de janeiro de 2020 – 14h
Local: Avenida João Antônio de Oliveira, 400

 

Fonte: TJMG

 

 

Posts relacionados

Registro de filiação incompleto pode incomodar mesmo na vida adulta

Giovanna
11 anos ago

Nove presos se casam em cerimônia coletiva em penitenciária de Salvador

Giovanna
10 anos ago

Italianos se divorciam na Inglaterra para driblar lentidão da Justiça da Itália

Giovanna
11 anos ago
Sair da versão mobile