Recivil
Blog

TJGO: Juiz indefere pedido de anulação de registro de nascimento

O artigo 267 do Código do Processo Civil, em seu inciso 5º, prevê que o processo extingue-se, sem resolução de mérito, quando o juiz acolher a alegação e o autor abandonar a causa por mais de 30 dias. Baseado no dispositivo, o juiz da 2ª Vara de Família de Goiânia, Jairo Ferreira Júnior, indeferiu pedido de anulação de registro de nascimento.

O autor da ação alegou que manteve relações sexuais com a mãe da criança e tempos depois foi informado sobre seu nascimento, ocasião em que foi atribuída a paternidade.  Ao entrar com o processo, o requerente afirmou que houve descaso de seu defensor, porque não percebeu que os dois exames de DNA foram feitos pelo mesmo médico. Também disse que houve fraude e o mapeamento do DNA foi manipulado, por isso entrou com o pedido de inexitência do vínculo de paternidade e o cancelamento de dados no registro de nascimento da criança.

O magistrado afirmou que um dos deveres da parte é escolher seu defensor e, por isso, o autor não pode reviver ou prolongar ação já julgada. “Trata-se de questão de análise de prova, já apreciada pelo Judiciário e o autor dispunha de remédio para contestar a matéria em tempo oportuno e se por algum motivo não o fizera, deve pagar por sua mazela”, pontou.

 


Fonte:  TJGO

 

Posts relacionados

Jurisprudência STJ – Ação de indenização por danos morais. Reconhecimento de firma perante assinatura falsificada. Ilegitimidade passiva.

Giovanna
12 anos ago

Portaria do CNJ institui Grupo de Trabalho para Banco de Dados extrajudicial

Giovanna
12 anos ago

Tabelionato deve ser tributado como empresa

Giovanna
12 anos ago
Sair da versão mobile