Recivil
Blog

TJDFT alerta sobre golpe do falso cartório

O Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios alerta sobre um novo golpe que está sendo realizado em Brasília, falsamente relacionado aos Cartórios Extrajudiciais do TJDFT.

O golpe consiste no envio de correspondência (carta ou e-mail) com cobrança de suposta dívida existente no Cartório e com ameaça de protesto no caso de não pagamento. O prazo oferecido para quitação é exíguo, para evitar que a vítima busque mais detalhes da "dívida". Sempre é fornecido um telefone do "cartório", para que a vítima obtenha a confirmação do iminente protesto e possível negativação do seu nome nos órgãos de crédito.

A vítima liga para o número fornecido na correspondência e os falsários confirmam a dívida e induzem ao pagamento total ou parcial do suposto débito. Depois que a vítima efetua o pagamento do boleto ou o depósito na conta bancária fornecida é que descobre não possuir qualquer dívida relacionada com a cobrança e que fora vítima de um golpe.

Cartórios de protesto não ligam para clientes. Caso a pessoa receba uma correspondência, a melhor forma de descobrir se é um golpe é ir pessoalmente ao cartório ou ligar para os números indicados na lista dos ofícios do Distrito Federal no link abaixo. Veja também os contatos da Corregedoria do TJDFT, do Coordenadoria de Correição e Inspeção Extrajudicial – COCIEX e da Associação dos Notários e Registradores do Distrito Federal – ANOREG/DF.

Cartórios Extrajudiciais
Corregedoria do TJDFT – 3103-7800
COCIEX – 3103-7181
ANOREG – 3321-9408

 


Fonte: Site do TJDFT

 

Posts relacionados

Prorrogada normativa que regulamenta certificado digital por meio de videoconferência

Giovanna
5 anos ago

Jurisprudência do STJ: Desconsideração inversa da personalidade jurídica. Ação de divórcio. Evidências da intenção de um dos cônjuges de subtrair do outro, direitos oriundos da sociedade afetiva

Giovanna
8 anos ago

Provimento nº 73 do CNJ regulamenta a alteração de nome e sexo no Registro Civil

Giovanna
7 anos ago
Sair da versão mobile