Recivil
Blog

TJ propõe à Assembleia readequação no número de cartórios em Alagoas

Objetivo é extinguir algumas unidades para realização do concurso público.

 

A minuta elaborada pelo Tribunal de Justiça de Alagoas (TJ/AL), que propõe uma readequação no número dos cartórios para realização de concurso público nas unidades do estado, deve ser encaminhada à Assembleia Legislativa de Alagoas (ALE-AL) na próxima semana, após deliberação na sessão plenária da Corte estadual.

 

Seguindo recomendação do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), o TJ realizará certame para preenchimento das vagas nas serventias extrajudiciais, mas antes será necessária uma reformulação no quadro da unidades, devido à inviabilidade econômica de algumas delas. Atualmente são 242 serventias, o objetivo é que permaneçam 129 unidades, das quais 75 estão vagas e serão preenchidas pelo concurso público.

“Muitos desses cartórios são economicamente inviáveis, não têm demanda suficiente para alimentar a sobrevivência, por isso estamos propondo a extinção ou incorporação de parte deles”, justificou o presidente da comissão do concurso, desembargador Tutmés Airan de Albuquerque.

Depois de aprovada pela ALE-AL, a minuta segue para sanção do governador do estado, seguida da publicação do Diário de Justiça Eletrônico (DJE). A fase seguinte é a definição da instituição realizadora do concurso e publicação do edital.

“Será uma mudança de paradigma, o cartório é uma coisa que nasceu pública e se tornou privada. É a população que paga os emolumentos que mantém os cartórios e pagará, por consequência, as pessoas que lá irão trabalhar. É preciso uma reengenharia nas unidades para justificar a existência delas”, concluiu.



Fonte: TJAL
 
 
 

Posts relacionados

TJs oferecem 1,7 mil vagas para notário em três estados

Giovanna
12 anos ago

Aprovação de união civil entre gays na Argentina pode facilitar votação no Brasil

Giovanna
12 anos ago

Aviso nº 35/CGJ/09 – Relação de Serviços Notariais e de Registro vagos

Giovanna
12 anos ago
Sair da versão mobile