Recivil
Blog

TJ e OAB condenam redução de cartórios do Piauí em projeto na Assembleia

Em uma reunião na manhã de hoje(21) o presidente do Tribunal de Justiça, Edvaldo Moura, declarou que não concorda com a redução de 36 para 19 cartórios no projeto de criação de novas unidades enviado pelo poder Judiciário, além de outras modificações feitas ao texto original. Ontem, o projeto modificado na Assembleia Legislativa iria ser aprovado na Comissão de Administração, mas a deputada Rejane Dias pediu vistas para consultar se o TJ concordava com a redução.

Hoje, a deputada encontrou-se com Evaldo Moura, o presidente da OAB-PI Sigifroi Moreno, e representante do Sindicato da Construção Civil do Piauí. O presidente do TJ resumiu: “O projeto do Tribunal de Justiça é o que foi enviado à Alepi, com 36 cartórios. Uma redução para 24 seria um avanço, mas não oficializamos nada. Mas, nos aparece este projeto com 19 cartórios, e que modifica outras cláusulas do original, que quase era aprovado se a senhora não pedisse vistas”, declarou Edvaldo Moura à deputada Rejane.

Emenda
A deputada estadual Rejane Dias declarou que vai apresentar um emenda ao projeto solicitando o retorno do número de cartórios para 36, conforme o projeto original enviado pelo Tribunal de Justiça. Também vai propor o retorno de artigos que impedem a acumulação de serviços notariais além do permitido pela lei. Alguns cartórios possuem até quatro acumulações, quando o máximo são duas.

Concurso
Outra emenda pretende suprimir o artigo quarto do substitutivo que está proibindo a realização de concurso público para tabelião enquanto o Supremo Tribunal Federal não julgar o mérito de uma liminar que garante a manutenção dos atuais tabeliões.

A secretaria geral do Tribunal de Justiça, que pretende realizar o concurso para tabelião no primeiro semestre de 2012, garante que estão sendo discutidos ajustes finais para o início da elaboração do edital. “Este concurso independe da aprovação deste projeto. Por isto, estamos programado para realizá-lo no primeiro semestre de 2012”, comentou o secretário geral Alcir Marcus. O concurso deve ser realizado pelo Cespe/UnB.

Audiência
Devido ao recesso, a matéria sobre a ampliação do número de cartórios só deverá ser reavaliada no próximo ano. Também no início de 2012 deve ser realizada uma audiência pública para discutir a situação dos cartórios e a necessidade de novas unidades em todo o Estado. A audiência já está aprovada no plenário, faltando apenas marcar a data de realização.

OAB
O presidente da Ordem dos Advogados do Brasil, secção Piauí, se declarou totalmente contrário à redução no projeto original do número de cartórios “que está sendo imposta” pela Assembleia Legislativa. “O ideal é ampliar. Temos uma defasagem histórica e a Ordem está muito preocupada com esta situação e as modificações à proposta do TJ que foram feitas na Alepi”, declarou Sigifroi Moreno.

 

Fonte: Site Cidade Verde

 

 

Posts relacionados

TJMG promove VIII Semana Nacional da Conciliação

Giovanna
12 anos ago

Arpen-Brasil lança Campanha Nacional de Solidariedade ao Estado de Santa Catarina

Giovanna
12 anos ago

Lei Maria da Penha vale para relação homoafetiva

Giovanna
12 anos ago
Sair da versão mobile