Recivil
Blog

TJ do Rio realiza mais um casamento comunitário para 39 casais

O Tribunal de Justiça do Rio realizará, neste sábado (dia 30 de junho), mais um Casamento Comunitário. O evento acontecerá às 16h, no Auditório Antonio Carlos Amorim, na Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro (Emerj). A cerimônia contará com a presença de 39 casais e será celebrada pelo juiz Geraldo Carnevale. Contará também com a presença da idealizadora do projeto, a desembargadora Cristina Tereza Gaulia.

O “Projeto Casamento Comunitário” vem acontecendo desde 2005, com pelo menos duas cerimônias de casamentos civis ao ano, já tendo contemplado cerca de 300 casais. A última cerimônia ocorreu em 08 de dezembro do ano passado. Os padrinhos simbólicos serão o casal Clarinda e José Carlos Balbino de Freitas. Clarinda fez parte da 4ª Turma do “Projeto Justiça Cidadã”. O ministro eucarístico José Francisco Pinto de Souza fará um discurso, respeitando as religiões múltiplas de todos os participantes.

Os casais dessa edição são moradores de bairros das Zonas Norte e Oeste da cidade e foram selecionados de acordo com critérios de menor renda e maior tempo de convivência em comum. Em parceria com a Defensoria Pública, eles foram também encaminhados para que os defensores fornecessem ofícios de gratuidade das taxas para casamento. Todos passaram antes por processos de habilitação nos cartórios da 13ª e da 14ª Circunscrição de Registro Civil, dependendo do seu local de moradia.

Dentre os noivos, temos o casal Tânia Mara (43 anos) e Edson (46) que resolveram oficializar a sua união depois de 24 anos de vida em comum e três filhos, sendo que um deles nasceu antes mesmo de eles coabitarem. Outro exemplo é o do Gecílio (64 anos) e da Rosineti (36) que também resolveram regularizar a sua situação matrimonial, apesar da diferença da idade e de viverem juntos há nove anos.

O processo de seleção dos casais vem ocorrendo desde março deste ano. De quase 100 casais inscritos, 39 apresentaram a documentação necessária de maneira regular e participarão da cerimônia. O evento é organizado por servidores do Departamento de Avaliação e Acompanhamento de Projetos Especiais do TJ. Contará ainda com o apoio da ASSIM, que disponibilizará uma UTI móvel, à disposição durante toda a cerimônia; e da Universidade Estácio de Sá/Faculdade de Gastronomia, que fará um bolo.

Os noivos receberão ainda cestas básicas oferecidas pela Amaerj e a música do casamento, que será ao vivo, é um presente da Mútua dos Magistrados. Os casais terão direito também a festa com refrigerantes e salgados, além de buquês e maquiagem para as noivas.

 

Fonte: TJ RJ

Posts relacionados

Estado de Goiás terá que realizar concurso público para cartórios extrajudiciais

Giovanna
12 anos ago

Belo Horizonte tem mais de 43 mil alunos da rede pública “sem pai”

Giovanna
12 anos ago

STJ determina que é possível doação total dos bens quando o doador tiver fonte de renda periódica para sua subsistência

Giovanna
10 anos ago
Sair da versão mobile