Município de Teófilo Otoni abre Segunda Etapa de Encontros Regionais de 2006
 
 

Mais de 20 oficiais participaram, no último dia 15 de Julho, da abertura da 2 Etapa de Encontros Regionais promovida pelo Sindicato dos Oficiais de Registro Civil do Estado de Minas Gerais, o Recivil, no município de Teófilo Otoni, norte de Minas Gerais.

O principal enfoque da reunião foi a nova fase do Recivil. Com a licença do presidente Paulo Risso, o vice Célio Quintão assumiu o cargo. Nesta nova etapa, Célio pretende debater com os oficiais as dificuldades do Sindicato e também as vitórias alcançadas nestes nove anos.

 

 

O Encontro

 

 

Logo na entrada do Sesc Teófilo Otoni, que sediou o encontro, os oficiais receberam da mãos de Cláudia Barros, funcionária do Recivil, um kit preparado especialmente para o encontro, com uma cartilha sobre o sindicato, um exemplar da Lei 15424/04, uma revista com os principais acontecimentos do Recivil, além de um broche e uma caneta. “Essa e uma pequena forma de demonstrar o carinho do Sindicato com os oficiais que prestigiam os nossos encontros”, explicou Cláudia Barros.

 

A abertura do Encontro foi feita pela Dra. Rita Menossi, do departamento Jurídico do Recivil. Ela apresentou uma retrospectiva do Sindicato, contando aos oficiais as lutas e conquistas do Recivil. Há cinco anos Dra. Rita cuida do departamento jurídico do Sindicato e participou de grande parte dessa história. A retrospectiva foi apresentada com fotos, o que ilustrou a história e prendeu a atenção dos oficiais. Após a apresentação, os oficiais assistiram a um vídeo institucional que mostrou o funcionamento interno do sindicato, já que a maioria deles não teve ainda a oportunidade de visitar a sede e conhecer de perto as instalações do Recivil.

 

Logo após, a jornalista Renata Dantas, do departamento de comunicação do Recivil, expôs aos oficiais o funcionamento dos meios de comunicação utilizados pelo Sindicato e pediu a participação de todos nas veiculações. “A idéia principal do Recivil, com esses veículos ( revista e site) é de promover e  manter uma interação com os oficiais. Por isso pedimos e esperamos a participação de todos na feitura desses materiais. Liguem para o sindicato, comentem as matérias, sugiram também. A revista e o site são dos oficiais.” declarou Renata.

 

Em seguida, o presidente Célio Vieira Quintão, tomou a palavra e falou sobre a atual situação do Recivil.

“Estamos num novo tempo. Este é o ano de consolidarmos as conquistas realizadas e de buscarmos conquistar novas coisas. Ainda temos muito que fazer. Este é o tempo da união dos Oficiais, da interação da classe com o sindicato, da participação em massa dos oficiais nas lutas da classe”, declarou Célio.

 

Logo em seguida, Célio cumprimentou o ex-presidente do Recivil, Paulo Risso, convidado especial da reunião.

 

“Muito do que temos hoje, devemos a este homem e aproveitamos a oportunidade para agradecer”, encerrou Célio.

 

Para encerrar a reunião, foi convidada novamente à frente a Dra Rita Menossi, que tirou dúvidas dos oficiais quanto a questões jurídicas.

 

“A maioria dos oficiais tem dúvidas quanto à aposentadoria, concurso, ressarcimentos e etc. É obrigação do sindicato sanar essas dúvidas e faço isso com muito prazer”, declarou Rita Menossi.

 

Na saída do Encontro, os oficiais participaram de um café de confraternização.

 

“Esse tipo de encontro é muito importante para a classe. Aqui discutimos nossos problemas, procuramos soluções juntos tiramos nossas dúvidas. Agora acredito que precisamos de pequenos cursos para o aprimoramento da classe. Acho que esse deve ser o próximo passo do sindicato,”declarou Maria Nildéia,  oficiala de Teófilo Otoni.