Recivil
Blog

Tabelião aposentado compulsoriamente pede reversão de aposentadoria no Supremo Tribunal Federal

O tabelião Venício Tavares, aposentado compulsoriamente, ajuizou no Supremo Tribunal Federal (STF) a Reclamação (Rcl) 4537 contra ato do Juiz da 4ª Vara da Fazenda Pública do Estado de São Paulo. A defesa de Venício Tavares pede a concessão de liminar para que o aposentado seja reintegrado imediatamente ao pleno exercício de suas funções de titular em tabelionato de protesto de letra e títulos, “em serventia equivalente à sua que foi provida, por determinação da Fazenda Pública do Estado de São Paulo, até que sobrevenha decisão final no mérito”.

O aposentado ajuizou na Justiça paulista uma Ação Ordinária Declaratória para garantir a regra da “inaplicabilidade da inativação compulsória por idade de notário e registradores, após o julgamento de mérito da ADI 2602 em 24/11/2005”. De acordo com a defesa de Venício, a decisão do Supremo nessa ADI não restringiu seus efeitos com relação à eficácia da decisão, retroagindo, dessa forma, ao ato de aposentadoria impugnado.

No mérito os advogados requerem a cassação do ato impugnado para que se reconheça “como regra, a inaplicabilidade da aposentadoria compulsória aos 70 anos, para notários e registradores brasileiros”, retornando, o ex-titular do 10º Cartório de Protestos de Letras e Títulos-SP, “ao pleno exercício de suas funções (…) em serventia e comarca a ser definida pela Fazenda Pública estadual. O relator da reclamação é o ministro Gilmar Mendes.

Processo relacionado:
RCL-4537

Posts relacionados

Arpen-BR participa de evento do Ministério da Saúde e propõe integração eletrônica

Giovanna
8 anos ago

Cartosoft e Informática serão temas de oficina do VI Congresso

Giovanna
12 anos ago

ECA pode ser aplicado em adoção póstuma de maior, mesmo em pedido feito na vigência do Código Civil de 1916

Giovanna
10 anos ago
Sair da versão mobile