Recivil
Blog

STF julga teto dos interinos e responsabilidade civil do Estado nos atos notariais e de registro nesta quarta (27/02)

O Plenário do Supremo Tribunal Federal (STF) irá julgar nesta quarta-feira (27/02) dois processos de recurso extraordinário que tratam sobre os serviços extrajudiciais no Brasil.

 

O Recurso Extraordinário 842846 trata sobre a responsabilidade civil do Estado em decorrência de danos causados a terceiros por tabeliães e oficiais de registro no exercício de suas funções. A Associação dos Notários e Registradores do Brasil (Anoreg/BR), o Instituto de Estudos de Protestos de Títulos do Brasil (IEPTBrasil) e o Colégio Notarial do Brasil – Conselho Federal (CNB-CF) foram admitidos como amicus curiae do processo.

 

Já o Recurso Extraordinário 808202 trata da aplicabilidade do teto constitucional à remuneração de substitutos (interinos) designados para o exercício de função notarial e registral em serventias extrajudiciais. Foram admitidos como amicus curiae a União, que se manifestou pelo provimento do recurso; e a Associação dos Notários e Registradores do Brasil (Anoreg/BR) e o Sindicato dos Notários e Registradores do Estado de São Paulo (Sinoreg/SP), que se manifestaram pelo desprovimento do recurso.

 

A 4ª Sessão extraordinária do Plenário do Supremo Tribunal Federal (STF) tem previsão de início às 9h30.

 

 

Fonte: Assessoria de Imprensa Anoreg/BR

 

 

Posts relacionados

Prova objetiva do concurso para serventias extrajudiciais do DF será aplicada neste domingo

Giovanna
12 anos ago

Renan Calheiros escolhe presidente do TSE para ser relator de comissão de juristas sobre desburocratização

Giovanna
10 anos ago

Casamento civil durante a pandemia: prazos estendidos e outras novidades – Espaço do Registro Civil

Giovanna
6 anos ago
Sair da versão mobile