Recivil
Blog

Sindicato de SP pede que STF suspenda 29 questões

O Sindicato dos Notários e Registradores do Estado de São Paulo quer suspender 29 questões, da versão 3, da prova de seleção do 6º Concurso Público de Provas e Títulos para Outorga de Delegação de Notas e Registro do Estado. Com esse objetivo, a Sinoreg entrou com ação no Supremo Tribunal Federal, questionando a decisão do Tribunal de Justiça paulista, que negou liminar à entidade.

O sindicado argumenta que as questões “não guardam pertinência lógica com as atividades jurídicas a serem tipicamente desempenhadas nas serventias colocadas sob concurso, o que fere o disposto no artigo 10, parágrafo 2º, da Lei Complementar paulista 539/88”. De acordo com essa regra, “a prova escrita versará sobre matéria concernente à natureza da serventia em concurso”.

Além disso, o Sinoreg alega descumprimento da Súmula Vinculante 10, do STF, que impede o afastamento liminar de norma estadual por órgão fracionário, ainda que ele não declare explicitamente que assim procedeu ao fundamento da inconstitucionalidade da lei. De acordo com o sindicato, ao descumprir o disposto no artigo 10, parágrafo 2º, da Lei  Complementar 539/88, o desembargador “afastou indiretamente a incidência” da referida lei complementar paulista.

O sindicato afirma que o desembargador só poderia deixar de aplicar tal dispositivo, caso ele fosse declarado incidentalmente inconstitucional. E, conforme prevê o artigo 97 da Constituição Federal, essa declaração de inconstitucionalidade deve ser tomada pelo órgão especial até que aquele órgão delibere sobre a matéria. No entanto, disse, isto não ocorreu. Dessa forma, o Sinoreg pede, em caráter liminar, a suspensão dos efeitos da decisão do desembargador do TJ-SP. No mérito, pede que seja cassada a decisão e anuladas as questões impugnadas.

A Justiça paulista negou o pedido de liminar em mandado de segurança coletivo impetrado contra ato do desembargador-presidente da Comissão do referido concurso. Com informações da Assessoria de Imprensa do Supremo Tribunal Federal.

Rcl 9.878

 

 

Fonte: Site Conjur

Leia mais:

TJ-SP promove sessão pública de Escolha, Outorga e Investidura nas Delegações do 6° Concurso Público do Estado de São Paulo

Notícias do Diário Oficial – Especial 6º Concurso – SP – Audiência de Escolha das Delegações

 

Posts relacionados

Projeto permite aval financeiro sem autorização do cônjuge

Giovanna
12 anos ago

Comissão que elaborará o Código de Normas das Serventias Extrajudiciais de Minas Gerais encaminha convite para envio de sugestões

Giovanna
12 anos ago

Arbitragem se consolida como meio de solução de conflitos, afirma ministro

Giovanna
9 anos ago
Sair da versão mobile