Recivil
Blog

Servidor do STF tem união estável aceita

São Paulo. Funcionários do Supremo Tribunal Federal (STF) que mantêm relacionamento homoafetivo já podem requerer o reconhecimento da união estável. Uma instrução normativa baixada em agosto pela Corte considera como entidade familiar casais heterossexual e homossexuais.

Ao solicitar benefícios, o servidor deve comprovar que tem uma convivência pública, contínua e duradoura. Para tanto, precisa apresentar uma declaração, os documentos do companheiro e pelo menos três provas do relacionamento, que podem ser a declaração conjunta de Imposto de Renda, a comprovação de residência por período igual ou superior a três anos ou de uma conta bancária conjunta.

Entre os direitos garantidos está a pensão vitalícia em caso de morte do servidor do STF. Mas esse benefício somente será concedido ao companheiro do funcionário falecido se houver uma expressa manifestação de vontade nesse sentido.

A instrução foi baseada num julgamento em maio no qual o plenário do STF reconheceu a união estável para casais do mesmo sexo.

 

Fonte: Jornal O Tempo

 

Posts relacionados

Recivil participa de reunião no TJMG para tratar do acesso da população em situação de rua à documentação civil

Giovanna
3 anos ago

Portaria nº 5.890/CGJ/2019 – Determina a realização de Inspeção Técnica na Comarca de Caldas, para fiscalização dos serviços notariais e de registro

Giovanna
7 anos ago

Proposta flexibiliza regras para entrega de documentos em processo de naturalização

Giovanna
11 anos ago
Sair da versão mobile