Recivil
Blog

Senador propõe emissão gratuita de segunda via de documentos roubados

O senador Paulo Paim (PT-RS) apresentou proposta de emenda à Constituição (PEC 22/08) que determina a proibição da cobrança de taxa – por parte da União, dos estados, do Distrito Federal e dos municípios -, para emissão de segunda via de documentos pessoais que tenham sido objeto de roubo ou furto. A proposta acrescenta o artigo 152-A à seção que trata, na Constituição, das limitações do poder de tributar.

Paim observa que alguns estados já isentam de cobrança a emissão de segunda via de documentos furtados ou roubados. Essas iniciativas, em sua opinião, demonstram o caráter justo de sua proposta e impõem a urgência em proporcionar tratamento uniforme da questão em todo o território nacional.

Na avaliação do autor da proposta, a cobrança de taxas para emissão de segunda via não é justa para as vítimas de roubos ou furtos, que, como pondera o senador, “além de sofrerem com o delito em si, ainda se vêem obrigados a pagar para ter novamente seus documentos”.

“Tendo em vista que os documentos pessoais representam elemento essencial para o exercício da cidadania, o Poder Público não pode seguir indiferente a esse sofrimento, cobrando uma segunda vez pela emissão desses documentos”, justifica o senador.

Paim lembra ainda que a situação é mais preocupante quando se considera que as taxas cobradas representam ônus muito grande para a parcela menos favorecida da população.

A PEC tramita na Comissão de Constituição e Justiça e Cidadania (CCJ), aguardando designação do relator.

 

Fonte: Agência Senado

Posts relacionados

Justiça Federal reconhece africano como apátrida e assegura identidade brasileira

Giovanna
12 anos ago

Seguridade aprova estatuto sobre direito da família

Giovanna
12 anos ago

Seção uniformiza entendimento sobre sucessão em regime de comunhão parcial de bens

Giovanna
11 anos ago
Sair da versão mobile