Recivil
Blog

Sancionada lei contra morosidade dos cartórios de Mato Grosso

Sancionada a Lei nº 9.519 que pode acabar com a morosidade no atendimento dos cartórios estabelecendo o prazo máximo de 30 minutos para atendimento ao cliente. De autoria do deputado licenciado José Domingos Fraga (DEM), a legislação tem o objetivo de melhorar o atendimento e reduzir o tempo de espera em filas, fazendo com que o cliente não passe horas esperando por uma simples informação.

Segundo o parlamentar, apesar de existir o sistema de senhas e terem assentos, o tempo de espera nos cartórios extrapola o limite do  aceitável .  Acredito que a lei é indispensável para assegurar o direito do consumidor de ter um serviço público eficaz e adequado evitando as constantes reclamações.

À frente da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Rural e Agricultura Familiar (Sedraf) José Domingos Fraga, acredita que é necessário estruturar a legislação de forma coerente e que realmente funcione, além de evitar que aconteça feito a lei do tempo de espera dos bancos, que apesar de estruturada, não atende às necessidades e não dá solução aos casos.  O que é impossível é perder uma tarde na fila esperando atendimento , argumentou o parlamentar.

A Lei 9.519 determina que o tempo deve ser contado entre o instante em que o consumidor ingressa no interior do cartório até o momento em que ele é chamado para atendimento individual em estação de trabalho, mesa de atendimento ou guichê de caixa. Para isso, o cartório terá que se adaptar com o bilhete de senha de atendimento com impresso mecânico e o horário de seu recebimento.

Os cartórios que não respeitarem o limite de tempo estarão sujeitos ao pagamento de multas, além das penalidades previstas no Código de Defesa do Consumidor. O valor das multas corresponde a 1000 unidades de Padrão fiscal de Mato Grosso – UPF/MT o que corresponde nos valores atuais a R$ 30.700.

 

Fonte: Gazeta Digital – MT

 

Posts relacionados

Campanha do governo quer incentivar os registros de nascimento no país

Giovanna
12 anos ago

Cartórios vão ampliar certificação digital para empresas

Giovanna
12 anos ago

Anteprojeto do Parto Anônimo recebe colaboração da comunidade jurídica até o dia 15 de fevereiro

Giovanna
12 anos ago
Sair da versão mobile