Recivil
Blog

Registro Civil de Nascimento é o foco do livro “Olhares Cruzados”, lançado nesta 3ª feira (22) em Recife (PE)

A Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República (SDH/PR) em parceria com a Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (Oscip) Imagem da Vida e a Organização dos Estados Ibero Americanos (OEI) lançaram nesta terça-feira (22), em Recife (PE), o nono livro da série Olhares Cruzados, que enfoca “Brasil-Guiné-Bissau Olhares Cruzados pela Identidade”. 

A edição, que tem como tema o Registro Civil de Nascimento, é resultado do intercâmbio realizado entre crianças e jovens brasileiros da comunidade do Alto José do Pinho, no Recife (PE), com as comunidades Bissau-Quelelê e Bissau-Pluba 2, em Guiné-Bissau; e das comunidades de Pinheiros e Uixi, em Beruri (AM) com comunidades das ilhas de Bubaque e Canhabaque, no arquipélago de Bijagós, também em Guiné-Bissau.

O coordenador geral de Educação em Direitos Humanos da SDH, Erasto Fortes, participou do lançamento. Segundo ele, o registro civil é um problema comum entre as comunidades envolvidas no projeto. “Escolhemos esse tema para desenvolver a compreensão dos diretos humanos como é o caso do direito à identidade”, informou Dirce Carrion, coordenadora do projeto.

No total, o projeto contou com a participação de 183 crianças que discutiram a importância do respeito aos direitos humanos, a diversidade e o direito a identidade com foco no Registro Civil de Nascimento. Todos participaram de oficinas de fotografia, redação, desenho e elegeram personagens que se destacam pelo seu trabalho em suas comunidades para serem entrevistados. 

São 32 entrevistas que apresentam um mosaico de cidadãos comuns brasileiros e guineenses, ambos retratados pela visão das crianças. 

Durante o lançamento, foi apresentado um vídeo documentário dirigido pelo pernambucano Nilton Pereira. O projeto também conta com o apoio do Governo do Estado de Pernambuco e das Secretarias Estaduais dos Direitos Humanos, Educação e Saúde.

 

 

Fonte: SEDH
 

Posts relacionados

CNJ publica provimento que regulamenta o novo modelo das certidões do Registro Civil

Giovanna
12 anos ago

Mesmo presos, pais reconhecem paternidade de filhos em Goiás

Giovanna
12 anos ago

Programa Artigo 5º do STF debate herança que envolve estrangeiros ou bens no exterior

Giovanna
11 anos ago
Sair da versão mobile