Recivil
Blog

Registro civil de filha pode ser alterado após separação dos pais

É possível alterar o registro civil da filha para averbar a modificação do nome da genitora decorrente de divórcio. Esse foi o entendimento unânime da 7ª Câmara Cível do TJRS ao atender pedido de correção de nome.

O relator do processo, desembargador Luiz Felipe Brasil Santos, assegura que o registro civil não é documento exclusivamente histórico e “deve ser permeado pelas eventuais alterações de estado que porventura ocorram na vida das pessoas”.

Sendo assim, determinou que a retificação deve ser realizada para que seja averbado o atual sobrenome da mãe, alterado após o divórcio. O magistrado acredita, ainda, que a retificação evita que a apelante e sua mãe sejam sujeitas a ter que apresentar seus documentos e dar explicações sempre que necessário.

O acórdão da 7ª Câmara deu provimento a recurso da interessada, alterando sentença da Vara dos Registros Públicos de Porto Alegre, que indeferira a pretensão. O acórdão faz parte da Revista de Jurisprudência, nº 248, novembro.

O advogado Getulio Ribeiro Lobo atuou em nome da interessada. (Proc. nº 70011579794 – com informações do TJRS (Luciana Trommer Krieger)

Fonte:TJ/RS

Posts relacionados

Noiva de luto vai casar com namorado morto

Giovanna
12 anos ago

Veja o que mudou nos cartórios na Bahia um ano depois da privatização

Giovanna
12 anos ago

Família não consegue suprimir sobrenome paterno por razões religiosas

Giovanna
12 anos ago
Sair da versão mobile