Recivil
Blog

Recomendação da Corregedoria do TJTO visa preservação de documentos do século XX

As Serventias Extrajudiciais do Estado do Tocantins possuem um importante acervo cartorial referente à primeira metade do século XX, documentos históricos que guardam parte da memória do Estado.

Por entender a necessidade de adotar medidas para estabilizar ou amenizar os processos de degradação do acervo, prolongando o tempo de vida e a qualidade de acesso às informações, a Corregedora-Geral da Justiça, desembargadora Ângela Prudente, publicou a Recomendação nº 14/2012, aos notários e registradores do Estado para que observem as orientações técnicas emanadas do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN).

A publicação tem como base, o art. 216, § 1º, da Constituição Federal que preconiza o dever do Poder Público de promover e proteger o patrimônio cultural brasileiro por meio de inventários, registros, vigilância, tombamento, desapropriação e de outras formas de acautelamento e preservação.

A Corregedora solicitou à Superintendência do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) no Tocantins diretrizes para o manuseio e conservação do acervo cartorial das Serventias Extrajudiciais desta Unidade Federativa.

O Parecer Técnico nº 02/2012 do Instituto apresentado no Anexo Único da Recomendação, auxilia no tocante ao correto manuseio e armazenamento dos documentos integrantes do respectivo acervo cartorial.

“Acredito na importância que este acervo tem para a permanente construção do Estado. É preciso todo esforço no sentido de manter esse patrimônio preservado, o acervo carece de cuidados ininterruptos”, ressaltou a Corregedora.

Para o historiador Eric Ferreira Souza, do IPHAN, “a iniciativa da Corregedoria é de extrema relevância, por reconhecer a importância e a necessidade de conservação do seu acervo documental para a história do Tocantins, bem como, por servir de exemplo para que outros conjuntos documentais recebam das instituições que os guardam os mesmos cuidados”, afirmou o historiador. 

 

Fonte: TJTO

 

 

 

Posts relacionados

Noivos surdos têm cerimônia de casamento em Libras no Amapá

Giovanna
11 anos ago

Sétima edição do Curso de Cartosoft reúne 43 pessoas em Pouso Alegre

Giovanna
12 anos ago

STF confirma exigência de concurso público para titular de cartório

Giovanna
12 anos ago
Sair da versão mobile