Recivil
Blog

Recivil realiza segundo módulo do Curso de Qualificação na Paraíba

João Pessoa (PB) – O Recivil realizou nos dias 28 e29 de setembro, na cidade de João Pessoa, estado da Paraíba, o segundo módulo do Curso de Qualificação em Registro Civil das Pessoas Naturais da Paraíba. O evento reuniu cerca de 200 registradores de todo o estado no auditório da Asplan, Associação dos Plantadores de Cana da Paraíba.

O curso que tem um total de quatro módulos, com 12 horas cada um, foi uma iniciativa do Farpen, Fundo de Amparo aos Registradores Civis da Paraíba, que está patrocinando o evento.

Cerca de 200 alunos compareceram ao segundo módulo do Curso de Qualificação

Módulo Casamento e União Estável

O segundo módulo do Curso de Qualificação foi destinado aos temas casamento e união estável. As aulas aconteceram em dois momentos, na sexta-feira, dia 28 de setembro, o professor Leandro Correa ministrou as aulas sobre casamento, e no sábado, dia 29 de setembro, a advogada do Recivil, Marcela Cunha, proferiu as aulas sobre união estável.

Num primeiro momento, Leandro falou aos alunos sobre a habilitação para o casamento, documentos necessários, domicílio das partes e atuação do Ministério Público. Após sanar as dúvidas dos alunos sobre os temas, Leandro falou sobre a solenidade, a celebração matrimonial no religioso e o regime de bens.

O professor Leandro Correa ministrou a aula sobre casamento

"O curso em João Pessoa foi muito enriquecedor. Primeiramente por ter a oportunidade de conhecer uma das mais belas capitais de nosso país. Outro ponto foi a oportunidade de ter contato com outra cultura registral, relacionada aos costumes locais, rica de regionalismos. Por fim, o interesse dos registradores civis foi motivador, fazendo valer cada minuto do curso”, declarou Leandro.

No sábado as aulas ficaram a cargo da advogada do Recivil, Marcela Cunha. O tema abordado foi união estável. Marcela tratou ainda sobre temas polêmicos como o poliamorismo, famílias paralelas, regime de bens na união estável e a sucessão dos companheiros. 

A participação da turma no domingo foi intensa, com perguntas, casos práticos e debates sobre o futuro do direito de família.

A advogada do Recivil, Marcela Cunha, trabalhou temas polêmicos como poliamorismo, famílias paralelas, união estável e regime de bens

Mais dois módulos pela frente

O Curso de Qualificação da Paraíba terá ainda mais dois módulos até dezembro deste ano. O próximo módulo, que será realizado nos dias 26 e 27 de outubro, trabalhará os temas registro de óbito, emancipação, interdição, ausência e livro E.

O módulo será ministrado pela professora do Recivil e oficiala de Imbé de Minas (MG), Joana Paula Araújo, e pela advogada do Sindicato, Flávia Mendes Lima.

Já o último módulo contará mais uma vez com a presença do professor Hélder Silveira, que abordará os temas comunicação, anotação e averbação. No encerramento do curso haverá um painel de debates sobre as atualidades do registro civil e suas implicações no trabalho diário das serventias.

A interação da turma com os professores marcou o segundo módulo do curso

 

 

Posts relacionados

Novas provas de investigação de paternidade podem ser feitas na segunda instância

Giovanna
12 anos ago

Mãe que agredia filha de pouco mais de um ano perde poder familiar

Giovanna
12 anos ago

Justiça nega pedido de casamento gay em Ribeirão

Giovanna
12 anos ago
Sair da versão mobile