Recivil
Blog

Recivil participa de projeto que promove cidadania e dignidade para pessoas em situação de rua

A ação “Rua de Direitos” ocorreu em Belo Horizonte (MG)

O Sindicato dos Oficiais de Registro Civil de Minas Gerais (Recivil) participou do projeto “Rua de Direitos”, na última terça-feira, dia 8 de novembro, no Centro Pop Leste, bairro Floresta, Região Leste de Belo Horizonte. A ação promovida pelo Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) em parceria com diversas instituições ofereceu serviços socioassistenciais e atendimento jurídico, sem custos, para pessoas em situação de rua.

O Recivil atuou na solicitação das segundas vias das certidões de nascimento e casamento, em parceria com os cartórios de registro civil de Minas Gerais, possibilitando o acesso das pessoas em situação de rua a diversos serviços sociais. O título de eleitor foi outro documento fornecido durante o projeto. 

Na opinião da Desembargadora Dra. Maria Luísa Marilac, que atua no projeto, “o documento mais importante na vida de uma pessoa é a certidão de nascimento. Nela, estão todas as informações do registro de nascimento reconhecidas perante a lei, como nome, filiação, naturalidade e a nacionalidade do indivíduo”.

Para a desembargadora, o registro civil é a prova da existência de uma pessoa e uma ferramenta indispensável para o pleno exercício da cidadania. “Sem a documentação adequada, não é possível ter  acesso à educação, saúde, trabalho e lazer, a programas sociais do governo e a benefícios como aposentadoria e pensão”, disse.

As pessoas também tiveram acesso a previdenciário, orientações jurídicas e cartilhas com informações sobre benefícios sociais, que podem ser solicitadas por moradores de rua.

O público ainda recebeu assistências para promoção da dignidade como cortar cabelo e massagem terapêutica, além de participarem de rodas de conversa sobre saúde e direitos humanos.

Fonte: Assessoria de Comunicação do Recivil 

Posts relacionados

Registro civil de filha pode ser alterado após separação dos pais

Giovanna
12 anos ago

Comissão Gestora define os valores da compensação dos atos gratuitos praticados no mês de setembro

Giovanna
10 anos ago

ISSQN – ADI 3089 – Publicado pelo Supremo Tribunal Federal o inteiro teor do Acórdão

Giovanna
12 anos ago
Sair da versão mobile