Recivil
Blog

Recivil participa de mutirão de cidadania no norte de Minas Gerais

Norte de Minas – O Recivil em parceria com o Ministério Público Itinerante (MPI) levou o mutirão de cidadania para as cidades de Cristália e Josenópolis, no norte de Minas, nos dias 24 e 25 de novembro.


Juntamente com o atendimento para emissão de segundas vias de documentos, os mutirões visam atender as demandas por informação jurídicas em localidades com baixo Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) e promove, também, a aproximação entre promotor de justiça e a população.


O município de Cristália possui aproximadamente seis mil moradores, e, além da solicitação de segundas vias de certidão, a equipe de Projetos Sociais do Recivil forneceu diversas orientações relativas a retificações.


A dona de casa Beatriz Pessoa Silva viajou de São Paulo para a cidade quando soube do mutirão. Sua filha, hoje com três anos, estava com a grafia do nome escrita errada.

 

Beatriz Pessoa Silva descobriu que o nome da filha estava escrito errado após se mudar de Cristália


“Meu marido é analfabeto, então minha cunhada escreveu em um papel como deveria ser escrito o nome, mas estava errado e só percebi quando não estava mais morando na cidade. Fui informada que só conseguiria corrigir o erro onde minha filha foi registrada. Não temos como pagar advogado e o evento foi nossa oportunidade para resolver esse problema”, informou.


Para evitar que casos assim sejam atribuídos como erro do cartório, a registradora de Cristália, Helenice de Sousa Cruz, desenvolveu um formulário que é preenchido pela família no ato do registro.


“Para me resguardar de questões referentes à grafia de nomes, providenciei uma requisição onde a família informa como deve ser escrito o nome da criança e faço o arquivamento juntamente com os demais documentos”, esclareceu a registradora. 


Para ter acesso aos serviços de documentação, a distância da comarca é um dos grandes impedimentos para a população de Josenópolis. Cerca de metade dos cerca de cinco mil habitantes vive na área rural.


O registrador da cidade, Lorivaldo Pires de Matos, informou que a procura pela correção de pequenos erros em certidões é recorrente na serventia.

 

O registrador Lorivaldo Pires de Matos destacou que a realização do mutirão é muito importante para a cidade

 

“Antes que eu tivesse assumido, o cartório teve apenas um oficial e a demanda pela retificação é muito grande. Estou muito feliz pela realização do mutirão, pois é uma oportunidade para a população resolver essa questão. Seria excelente e se tivesse mais vezes, uma vez que a cidade é carente de todos os serviços de documentação”, pontuou o oficial.


Em muitos casos, as pessoas só percebem o erro quando solicitam a segunda via, como informou a moradora Maria Aparecida Gonçalves da Rocha.


“Quando pedi a segunda via da minha certidão de nascimento descobri que o nome da minha mãe constava errado no livro. Já tentei resolver com advogado, mas não tive êxito e agora com o mutirão será possível essa correção”, disse.


De acordo com o promotor Bertoldo Matheus de Oliveira Filho, o projeto teve saldo positivo e o objetivo foi alcançado ao longo do ano. “É uma experiência muito rica, pois é muito importante para as pessoas que elas sejam ouvidas, e para o sucesso da ação, a parceria com o Recivil é essencial”, agradeceu o promotor.

 

Já estão sendo levantados os municípios que receberão o mutirão em 2016


Os municípios para atendimento em 2016 já estão sendo levantados com base nos dados do censo de 2014. Os mutirões deverão ter início a partir do mês de fevereiro.

 

 

Fonte: Assessoria de Comunicação do Recivil

 


 

Posts relacionados

Improcedente reclamação de neto que processou espólio do avô após receber herança

Giovanna
12 anos ago

Concedida alteração de registro civil com entendimento de que o gênero prepondera sobre o sexo biológico

Giovanna
11 anos ago

Tabelionato de Notas – Continuidade das relações de trabalho

Giovanna
12 anos ago
Sair da versão mobile