Recivil
Blog

Recivil discute a obrigatoriedade da comunicação de óbitos ao Detran-MG

O Recivil esteve, nesta quarta-feira (13.01), no Departamento de Trânsito de Minas Gerais (Detran/MG) para discutir sobre a Lei 18.703, de 5 de janeiro de 2010, que torna obrigatório o envio ao Detran/MG de relação de registros de óbitos para fins de cancelamento da Carteira Nacional de Habilitação – CNH.


Na ocasião, o presidente do Recivil, Paulo Risso, o vice-presidente, Célio Vieira Quintão, o diretor jurídico, Claudinei Turatti, e o supervisor geral do departamento de tecnologia da Informação, Jader Pedrosa, foram recebidos pelo chefe da Divisão de Habilitação, delegado Anderson França Menezes.  


O Recivil manifestou preocupação, principalmente, com o Art. 2°, que atribui multa de R$ 1.000,00 nos casos de descumprimento da Lei, uma vez que ainda não há requisitos que estabeleçam a forma como serão enviadas estas informações ao Detran/MG.   


Diante disso, o Sindicato solicitou que o Departamento de Trânsito regulamente um ato normativo para que, enquanto se discute a efetiva implantação do sistema eficaz para as comunicações de óbito, se suspenda a incidência de qualquer pena ao registrador civil.  


O Recivil ainda colocou à disposição do Detran/MG os funcionários do departamento Jurídico e de Tecnologia da Informação para que, em conjunto com os técnicos do Departamento de Trânsito, estabeleçam um padrão que atenda os objetivos da Lei.


 


 

Posts relacionados

STJ não permite anulação de registro de nascimento sob a alegação de falsidade ideológica

Giovanna
12 anos ago

Artigo – Relação homossexual deve ser analisada em varas de família – Sylvia Maria Mendonça

Giovanna
12 anos ago

Dispositivos da Proposição de Lei nº 21.254, que se converteu na Lei nº 20.379, de 13 de agosto de 2012, vetados pelo Governador e mantidos pela Assembleia Legislativa

Giovanna
12 anos ago
Sair da versão mobile