Recivil
Blog

Recivil assina Acordo de Cooperação Técnica com a Polícia Federal

No dia 7 de junho de 2018, os interventores do Recivil, Antônio Maximiano Santos Lima e José Augusto Silveira, assinaram um Acordo de Cooperação Técnica com a Polícia Federal permitindo o acesso ao índice da Central de Informações do Registro Civil do Estado de Minas Gerais (CRC-MG), onde constam alguns dados dos registros de nascimento, casamento e óbito realizados em Minas. O Acordo também permite que a Polícia Federal tenha acesso aos dados do relatório dos registros de casamentos e óbitos de estrangeiros realizados nas serventias mineiras.

 

Os interventores do Recivil e o superintendente da Polícia Federal em Minas Gerais assinaram o Acordo de Cooperação na sede da PF em Belo Horizonte.


Para o superintendente da Polícia Federal em Minas Gerais, Rodrigo de Melo Teixeira, o acordo é um pleito antigo do departamento de inteligência da Polícia Federal. “Temos no Brasil problemas graves com mudanças de nomes, utilização de documentos falsos, certidões de óbitos falsas usadas para fraudes e várias outras questões. Este acordo vai nos ajudar nessas investigações”, declarou o delegado.

 

 Rodrigo de Melo Teixeira, superintendente da Polícia Federal, disse que o acordo é um pleito antigo do departamento de inteligência.

 

Para o delegado da Polícia Federal, Guilherme Franco Lima de Faria, a Interpol também vinha buscando por este acordo. “O acesso ao relatório nos ajudará principalmente na busca por foragidos”.


Para o interventor do Recivil José Augusto Silveira, a Polícia Federal e o Registro Civil estão do mesmo lado. “Tanto a Polícia Federal quanto os registradores civis trabalham em prol da população. Um na área da segurança e outro na documentação. Mas os dois com a mesma responsabilidade de fazer o melhor pela população”, declarou na ocasião.


Antônio Maximiano afirmou que o Recivil está sempre de portas abertas para essas parcerias. “O Sindicato está sempre de portas abertas para essas parcerias que só trazem benefícios. Já fechamos termos de cooperação com a Polícia Civil, com a Receita Federal e agora com a Polícia Federal”, explicou.


O Acordo passou a valer a partir da data da assinatura do termo. A Polícia Federal já está se organizando tecnicamente para acessar o sistema.

 

(da esq para a dir) Antônio Maximiano Santos Lima (Recivil), Rodrigo de Melo Teixeira (PF), José Augusto Silveira (Recivil) e Guilherme Franco Lima de Faria (PF).

 

 

Fonte: Assessoria de Comunicação do Recivil (Jornalista Renata Dantas)

 

 

Posts relacionados

CNJ não revê decisão judicial, reafirma conselheira

Giovanna
12 anos ago

Conselho Federal define temário de palestras do XXI Congresso Notarial Brasileiro

Giovanna
10 anos ago

ON-RCPN – CNJ divulga formulários eletrônicos para declaração de emolumentos! Prazo – 15/08/2023

Giovanna
2 anos ago
Sair da versão mobile