Recivil
Blog

Receita Federal determina retenção do Imposto de Renda sobre valores do Recompe-MG

A Comissão Gestora foi convocada no dia 17 de setembro para uma reunião na Receita Federal do Brasil na qual foi comunicada que os valores recebidos pelos oficiais a título de compensação de atos gratuitos e complementação de renda mínima estão sujeitos ao Imposto de Renda Retido na Fonte.


De acordo com a Receita Federal, os valores recebidos a título de compensação de atos gratuitos e complementação de renda mínima não se sujeitam ao carnê-leão, devendo ser apurados anualmente na Declaração de Ajuste Anual (DAA) da pessoa física.


Dessa maneira, na apuração do carnê-leão não haverá lançamento dos valores recebidos a título de compensação de atos gratuitos e complementação de renda mínima. Já na Declaração de Ajuste Anual (DAA) da pessoa física caberá aos registradores e notários informarem os valores oriundos do Recompe-MG como rendimentos tributáveis recebidos de pessoa jurídica.


A Comissão Gestora informa, portanto, que a partir do dia 20 de outubro de 2018 o imposto de renda incidente sobre os valores de compensação de atos gratuitos e complementação da renda mínima será retido na fonte antes do repasse aos registradores e notários mineiros, independente da conta ser de pessoa física ou jurídica.


Acesso à Solução de Consulta nº 493 – Cosit. 


 

 

 

Fonte: Assessoria de Comunicação do Recivil (Jornalista Renata Dantas)

 

 

Posts relacionados

CNJ Serviço: as exigências de validação de documentos para uso no exterior

Giovanna
9 anos ago

Saiba como declarar bens adquiridos em parceria com amigo ou parente

Giovanna
12 anos ago

Tabeliã indeniza por erro em registro

Giovanna
12 anos ago
Sair da versão mobile