Recivil
Blog

Publicada Lei n° 6.281 que cria o Fundo de Ressarcimento no Estado do Rio de Janeiro

LEI Nº 6.281 DE 03 DEJULHO DE 2012

CRIA O FUNDO DE APOIO AOS REGISTRADORESCIVIS DAS PESSOAS NATURAIS DO
ESTADO DO RIO DE JANEIRO – FUNARPEN/RJ E DÁOUTRAS PROVIDÊNCIAS.

O GOVERNADOR DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO

Faço saber que a Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro decreta e eu sanciono a se-guinte Lei:

Art. 1º – Fica criado o acréscimo de 4% (quatro por cento) sobre os emolumentos, excetua-dos aqueles devidos pelo registro e baixa de ações judiciais, destinado ao Fundo de Apoio aos Re-gistradores Civis das Pessoas Naturais do Estado do Rio de Janeiro – FUNARPEN/RJ.

Art. 2º – O FUNARPEN/RJ tem por finalidade a compensação aos registradores civis das pessoas naturais dos atos praticados gratuitamente pelos mesmos, salvo aqueles abrangidos pela Lei Estadual nº. 3.001, de 06 de julho de 1998.

Parágrafo Único – A compensação prevista no caput deste artigo não abrange os eventuais atos notariais praticados pelos registradores civis.

Art. 3º – O FUNARPEN/RJ terá como gestor o Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro, que editará as instruções necessárias à operacionalização dos recolhimentos devidos ao Fun-do.

Parágrafo Único – O FUNARPEN/RJ terá escrituração contábil própria atendida a legisla-ção em vigor.

Art. 4º – Caso os recursos auferidos mensalmente pelo FUNARPEN/RJ não sejam suficien-tes para o reembolso dos atos praticados pelos Registros Civis das Pessoas Naturais no referido mês, então o reembolso ocorrerá proporcionalmente ao valor do ato, na medida da disponibilidade de recursos do Fundo.

Art. 5º – O saldo positivo do FUNARPEN/RJ, apurado em balanço no término de cada exercício, será transferido para o exercício seguinte, a crédito do mesmo Fundo.

Art. 6º – Ficam os gestores dos fundos criados pelas Leis Estaduais nº 2524, de 22 de janei-ro de 1996, nº 4664, de 14 de dezembro de 2005, nº 2819, de 07 de novembro de 1997 e pela Lei Complementar nº 111, de 25 de novembro de 1980, obrigados a disponibilizar na página da internet para consulta da sociedade civil, as informações relativas às receitas e despesas constantes em cada exercício.

Art. 7º – As disposições da presente lei se aplicam aos atos de Registro Civil das Pessoas Naturais praticados pelos Ofícios Únicos e não abrangidos pela Lei Estadual nº3.001/1998.

Art. 8º – O Poder Judiciário publicará mensalmente o valor da receita e da despesa do FU-NARPEN/RJ.

Art. 9º – Esta Lei entra em vigor em primeiro de janeiro de 2013.

Rio de Janeiro, 03 de julho de 2012.

SÉRGIO CABRAL
Governador
 

Fonte: Alerj

 

Posts relacionados

Senadores discutem alternativas para acelerar processo de adoção

Giovanna
12 anos ago

IBDFAM faz sugestão em proposta de normatização para alteração de nome de transgêneros, expedida pelo CNJ

Giovanna
8 anos ago

TJGO recebe documentação de aprovados em concurso para cartórios

Giovanna
12 anos ago
Sair da versão mobile