Recivil
Blog

Provimento no Rio Grande do Norte regulamenta lavratura de ato que envolva pessoa idosa

Os Tabeliães devem estar atentos a mudanças na lavratura de atos que envolvam pessoas com mais de 60 anos, de acordo com provimento 053/2010 baixado pelo Corregedor Geral de Justiça, desembargador João Batista Rebouças, determinando que as procurações devem ser confeccionadas com prazo de validade de um ano, renovável de acordo com a necessidade e a vontade do idoso. As procurações devem especificar exatamente o objeto e a finalidade, sendo proibida a utilização da cláusula de irrevogabilidade, a não ser nos casos em que esta cláusula seja da natureza do ato jurídico; deve ser facilitada a revogação de procurações, por pessoa idosa, através de simples petição, oral ou escrita.

Ainda de acordo com o provimento, devem ser prestadas ao idoso informações adequadas a respeito das consequências advindas do ato ou negócio jurídico a ser celebrado.

Em caso de dúvida sobre a capacidade civil da pessoa idosa, o Tabelião deve entrevistado, na presença de duas testemunhas, reduzindo a termo as informações colhidas. Persistindo a dúvida ou havendo qualquer suspeita de violação ou ameaça aos direitos do idoso, o Tabelião, expondo os motivos da suspeita, encaminhará o caso, acompanhado do termo das informações colhidas e das provas produzidas, ao juízo com competência registral, com cópias dos atos ao Ministério Público, para providências que entender cabíveis.

O provimento determina ainda que, não havendo dúvida quanto à lucidez e à capacidade civil da pessoa idosa, ou sanada a dúvida inicial, o Tabelião lavrará o ato, de acordo com a necessidade e a vontade da pessoa idosa.


Fonte:Tribunal de Justiça do Estado do Rio Grande do Norte

Posts relacionados

‘Onde estiver um brasileiro, vai ter um recenseador’, diz Bernardo

Giovanna
12 anos ago

Em pedido de desconstituição de paternidade, vínculo socioafetivo prevalece sobre verdade biológica

Giovanna
12 anos ago

Juizados especiais poderão decidir causas relativas a cartórios

Giovanna
12 anos ago
Sair da versão mobile