Recivil
Blog

Projeto prevê inventário e partilha por escritura pública

A Câmara analisa o PROJETO DE LEI 6416/05, do Senado, que admite a realização de inventário e partilha extrajudiciais. De acordo com o texto, será possível fazer a partilha amigável de herança por escritura pública, dispensada a homologação judicial, quando existir um único bem a partilhar.

A proposta veda a realização dessa forma de inventário e partilha quando houver credor do espólio. Segundo o projeto, a escritura pública de partilha só será lavrada pelo cartório competente quando for provada a quitação de tributos.

Também deverá ser apresentada declaração assinada por todos os herdeiros e pelo cônjuge ou companheiro, se houver, com atribuição de valor ao bem e plano de partilha. A proposta não elimina a possibilidade de a partilha amigável de herança ser feita pelos meios judiciais já previstos em lei.

Tramitação

O projeto tramita em caráter conclusivo na Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania, onde tem como relator o deputado Maurício Rands (PT-PE).



Fonte: Site da Câmara dos Deputados

Posts relacionados

Jurisprudência mineira – Apelação cível – Direito de família – Casamento de mulher menor de 16 anos – Suprimento judicial – Deferimento

Giovanna
12 anos ago

Não é válido o arrendamento de bem feito por um dos herdeiros sem anuência dos demais

Giovanna
12 anos ago

Cobrança de caução em concurso para cartórios está proibida

Giovanna
12 anos ago
Sair da versão mobile