Recivil
Blog

Projeto permite venda de imóveis sem concordância do cônjuge

[vc_row][vc_column][vc_column_text]O Projeto de Lei 5022/20 altera o Código Civil para permitir que um dos cônjuges venda bens imóveis sem a autorização do outro sempre que o imóvel contar com cláusula que o impeça de se comunicar com o patrimônio do casal. A legislação em vigor só permite a venda sem autorização do cônjuge quando o regime de partilha adotado é o de separação absoluta de bens. A proposta tramita na Câmara dos Deputados.

Autor do projeto, o deputado Bibo Nunes (PSL-RS) diz que o objetivo da alteração é garantir o respeito ao direito de propriedade e a liberdade do proprietário de dispor do bem sem a anuência terceiros.

“No que toca à alienação ou oneração de bens imóveis gravados com a cláusula que o separe do patrimônio comum do casal, é perceptível o questionamento quanto a necessidade da anuência do cônjuge, tendo em vista que este bem pertence exclusivamente a um dos cônjuges”, diz a justificativa que acompanha o projeto.

Tramitação
O projeto será analisado em caráter conclusivo pelas comissões de Seguridade Social e Família e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

 

Fonte: Agência Câmara de Notícias

 

[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Posts relacionados

Orientações do Recivil sobre o uso da tabela de emolumentos 2012

Giovanna
12 anos ago

Certificação Digital será destaque no Conarci 2014

Giovanna
12 anos ago

Afastada legitimidade de netos em pedido de revogação de doação

Giovanna
9 anos ago
Sair da versão mobile