Recivil
Blog

Projeto permite pai contestar paternidade de filho havido fora do casamento

Tramita na Câmara o Projeto de Lei 7030/14, do Senado, que permite ao pai contestar a paternidade presumida ou a decorrente de reconhecimento expresso, podendo ser feita a qualquer momento pelo interessado. Atualmente, o Código Civil (Lei 10.406/02) prevê que somente o marido tem o direito de refutar a paternidade dos filhos nascidos de sua mulher.

 

De acordo com o autor da proposta, senador Pedro Taques (PDT-MT), a legislação atual tem dado margem à interpretação de que apenas pode ser questionada a paternidade dos filhos havidos no casamento e que, apenas nestes casos, o direito é imprescritível.

 

Segundo o parlamentar, alguns julgamentos tendem a excluir a legitimidade ativa do pai de contestar a paternidade de filho fora do casamento e que, posteriormente, vem a descobrir pelos exames apropriados a inexistência de vínculo biológico com o suposto filho.

 

Tramitação

O projeto, que tramita em caráter conclusivo, será analisado pelas comissões de Seguridade Social e Família e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

 

Íntegra da proposta:

PL-7030/2014

 

Fonte: Agência Câmara

 

 

Posts relacionados

De registro civil a poetas: As controvérsias jurídicas envolvendo anos bissextos

Giovanna
6 anos ago

Cresce número de crianças com Registro Civil de Nascimento no Brasil

Giovanna
12 anos ago

Anulada decisão sobre cartórios em Pesqueira (PE)

Giovanna
12 anos ago
Sair da versão mobile