Recivil
Blog

Projeto permite aval financeiro sem autorização do cônjuge

O Projeto de Lei 3875/08, do deputado Juvenil (PRTB-MG), restabelece a possibilidade de um dos cônjuges prestar aval sem autorização do outro, independentemente do regime de bens do casamento. O novo Código Civil (Lei 10.406/02) só permite que isso ocorra nos casamentos com separação absoluta de bens. A mesma regra vale para fiança.

Juvenil quer restaurar norma do Código Civil anterior, que não exigia o consentimento do cônjuge. O deputado considera que a importância do aval, do ponto de vista macroeconômico, é muito grande, por propiciar maior celeridade e segurança jurídica nas relações comerciais e financeiras e diminuir custos atrelados a transações, possibilitando ainda o aumento do número dessas operações econômicas.

Tramitação
O projeto será analisado em caráter conclusivo pelas comissões de Desenvolvimento Econômico, Indústria e Comércio; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

 

Fonte: Agência Câmara

Posts relacionados

CNJ edita provimento sobre a emissão de certidões pelos Cartórios de Registro Civil em papel de segurança unificado fornecido pela Casa da Moeda do Brasil

Giovanna
12 anos ago

Novo presidente do TJ toma posse

Giovanna
12 anos ago

Jurisprudência mineira – Cobrança – Fundo de promoção – Legitimidade passiva – Empresário individual – Pessoa natural – Confusão patrimonial – Morte – Espólio – Responsabilidade solidária do sucessor

Giovanna
7 anos ago
Sair da versão mobile