Recivil
Blog

Projeto obriga escola a informar MP sobre aluno sem pai definido

A Câmara analisa o Projeto de Lei 3041/11, do deputado Alessandro Molon (PT-RJ), que obriga as escolas a comunicar ao Ministério Público (MP), em até 15 dias, a matrícula ou transferência de aluno menor de 18 anos cuja paternidade seja indefinida.

O objetivo da medida, segundo o autor, é dar subsídios ao MP para que inicie processos de investigação de paternidade dos estudantes. O reconhecimento da paternidade é um direito de toda criança, e a inexistência do nome do pai em seus documentos traz diversos problemas aos menores, especialmente o constrangimento perante outros meninos e meninas, afirma.

De acordo com a proposta, a não comunicação ao MP implicará, no caso de estabelecimentos educacionais da rede pública, sanções administrativas previstas no Estatuto do Servidor Público (Lei 8.112/90 ), como advertência, suspensão e demissão de agentes e funcionários. Já para as escolas particulares, a previsão é de multa, a cada notificação não realizada, de até dez vezes o valor da anuidade do estabelecimento.

Tramitação

A proposta, que tramita em caráter conclusivo, será analisada pelas comissões de Seguridade Social e Família; de Educação e Cultura; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Íntegra da proposta: PL-3041/2011

 

Fonte: Agência Câmara

 

Posts relacionados

Cartórios de Registro Civil de Campo Grande – MS já incluem CPF em certidões de nascimento

Giovanna
10 anos ago

Palestras sobre gestão fiscal e Provimentos nº 65 e 67 encerram IX Fórum de Integração Jurídica

Giovanna
7 anos ago

Corregedoria no Maranhão vai coibir brechas na emissão de registros tardios

Giovanna
12 anos ago
Sair da versão mobile