Recivil
Blog

Projeto facilita conversão de união estável em casamento civil

A Câmara analisa o Projeto de Lei 1608/11, da deputada Sandra Rosado (PSB-RN), que facilita a conversão da união estável em casamento civil. Pela proposta, bastará aos interessados comprovarem a união estável para que o oficial de justiça providencie sua conversão em casamento civil, dispensando qualquer ritual ou cerimônia, inclusive com a expedição de certidão de conversão.

Também não será exigida dos casais em união estável a afixação de proclamas ou a publicação em imprensa dessa conversão. O projeto modifica o Código Civil (Lei 10.406/02) e a Lei 6015/73, sobre registros públicos.

“A Constituição Federal transfere para a lei ordinária a responsabilidade de facilitar a conversão da união estável em casamento”, declarou a deputada. No entanto, ela alerta que os embaraços burocráticos atuam contrariamente à determinação constitucional.

“O que se observa é a existência de um emaranhado de exigências que acabam por desestimular a conversão da união estável em casamento civil”, acrescentou.

Tramitação
O projeto tramita em caráter conclusivo e será analisado pelas comissões de Seguridade Social e Família; e de Constituição e Justiça e de Cidadania, inclusive em seu mérito.

Íntegra da proposta:
PL-1608/2011

 

Fonte: Agência Câmara

 

Posts relacionados

Evento na ALMG lança mutirão para reconhecimento de paternidade

Giovanna
12 anos ago

Minas Gerais conta este ano com novos titulares de cartórios

Giovanna
12 anos ago

Publicada Lei Federal nº 13.286 que dispõe sobre a responsabilidade civil de notários e registradores

Giovanna
10 anos ago
Sair da versão mobile