Recivil
Blog

Projeto Eu Existo regulariza documentação de detentos no Amapá

A Casa de Justiça e Cidadania e os projetos Pai Legal e Pai Presente realizaram mais uma ação com objetivo de regularizar a documentação de detentos das penitenciárias masculina e feminina. Trata-se do Projeto Eu Existo: Registro Legal para o Preso. Durante o evento, foram disponibilizados aos internos os serviços de 2ª via da certidão de nascimento, retirada das carteiras de Identidade, do Sistema Único de Saúde (SUS) e de Trabalho.


Uma equipe do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), parceira no evento, participou orientando os reeducandos que já trabalharam com carteira assinada, sobre o auxílio-reclusão a que tem direito seus familiares. Ainda na ação, alguns presos, motivados pelo nascimento dos filhos, participaram de audiência para o reconhecimento voluntário da paternidade, garantindo, desde já, o direito da criança ter em seus documentos o nome do pai.

As juízas Sueli Pini, coordenadora da Casa de Justiça e Cidadania e Stella Simonne Ramos, coordenadora dos projetos Pai Legal e Pai Presente, acompanharam durante todo o dia os atendimentos aos reeducandos. "É da cultura do Judiciário amapaense sair de suas dependências para ir até onde o jurisdicionado se encontra. Apesar de estar encarcerado, um dia o preso vai deixar o presídio e precisa estar documentado. A Justiça se antecipa para dar dignidade ao ex-detento de recomeçar sua vida lá fora", destacou a juíza Stella Simonne.

Os atendimentos fazem parte do cronograma de ações do programa "Eu Existo: Registro Legal para o Preso", desenvolvido e executado pela Casa de Justiça, em parceria com a Rede Super Fácil e a coordenação dos projetos Pai Legal e Pai Presente.



Fonte: TJAP
 
 
 

 

Posts relacionados

Bebês serão registrados dentro da maternidade no Rio de Janeiro

Giovanna
12 anos ago

Pontuação com base em pós põe em xeque concursos para cartórios

Giovanna
11 anos ago

Concurso MG – Edital n. 01/2011 – EJEF publica a pontuação de candidatos e continuação de candidato no certame em virtude de Mandados de Segurança

Giovanna
12 anos ago
Sair da versão mobile