Recivil
Blog

Projeto equipara irmãos quanto ao direito de herança

A Câmara analisa o Projeto de Lei 6880/10, do deputado Sérgio Barradas Carneiro (PT-BA), que equipara os irmãos bilaterais (filhos do mesmo pai e da mesma mãe) aos irmãos unilaterais (do mesmo pai ou da mesma mãe) quanto ao direito de herança de irmão morto. Pelo projeto, todos deverão herdar partes iguais. O texto altera o Código Civil (Lei 10.406/02), que atualmente concede aos irmãos bilaterais o direito de receber o dobro da herança dos irmãos unilaterais.

Os irmãos ocupam o quarto lugar no direito de sucessão, ou seja, só têm direito a herança quando a pessoa morta não tem descendentes nem ascendentes vivos nem cônjuge.

Conforme o Código Civil, os filhos já têm direitos iguais à herança do pai morto, mesmo que tenham sido gerados fora do casamento.

Segundo o autor do projeto, a redação atual do Código Civil foi concebida no início dos anos 70 e reflete uma sociedade ultrapassada. Ele argumenta que a Constituição de 1988 equiparou, para todos os efeitos, as diversas espécies de filiação. Assim, a distinção entre irmãos se torna inconstitucional.

Tramitação

O projeto, que tramita em caráter conclusivo, será analisado apenas pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Íntegra da proposta:

PL-6880/2010

 

 

Fonte: Agência Câmara

 

Posts relacionados

TJMG autoriza alteração de prenome

Giovanna
12 anos ago

IntegraBrasil: Judiciário e cartórios vão se comunicar de forma eletrônica em Alagoas

Giovanna
12 anos ago

Reconhecimento da união de homossexuais pelo STF divide opiniões na Câmara

Giovanna
12 anos ago
Sair da versão mobile